IMPOSTO: Sistema Ocepar participa junto com diversas entidades do Xô CPMF
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar, representando pelo assessor da diretoria, Guntolf van Kaick, participou na manhã desta quinta-feira (23/08), em Curitiba, de uma manifestação contra a intenção do governo federal de prorrogar a CPMF. Organizada pela Associação Comercial do Paraná e mais 13 entidades, a manifestação batizada de Xô CPMF se concentrou na Boca Maldita, no centro da capital paranaense, onde as entidades se manifestaram e recolheram assinaturas para um documento para ser encaminhado ao governo federal e aos parlamentares.
Mobilização – O objetivo das entidades é mobilizar todas as forças possíveis, inclusive com solicitações diretas à bancada parlamentar paranaense no Congresso Federal, para que não seja aprovada a continuidade da CPMF. A Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) foi criada em 1996, com alíquota de 0,20%, porém foi prorrogada com alíquota de 0,38%. “A vigência prevista é até dezembro de 2007, mas o governo pretende prorrogá-la por mais quatro anos”, explica van Kaick.
Entidades parceiras – Além do Sistema Ocepar e da ACP, participam do movimento a Faciap, Faep, Sincotiba, Fecoopar, Fiep, Fecomercio, Setcepar, IEP, Fetranspar, Sinepe, CRC e CREA. “As entidades parceiras irão mobilizar suas bases para também colher assinaturas”, revelou van Kaick. No dia 3 de setembro, o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Gilberto Amaral, proferirá palestra na ACP, falando sobre “Mitos e Verdades sobre CPMF”.