Diretoria da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/PR toma posse em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná (OAB/PR), realizou, nessa segunda-feira (14/04), a posse das diretorias de todas as comissões da seccional de Curitiba para a gestão 2025-2027. A coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Andressa da Silva, assumiu a presidência da Comissão de Direito Cooperativo, e o advogado da Ocepar, Marlon Dherer, irá ocupar o cargo de secretário-adjunto. Também integram a comissão: Priscilla Cláudia Pereira (vice-presidente); Paulo Nied (secretário); Eduardo Batistel Ramos (diretor-executivo); Leila Dissenha (diretora de projetos) e Ana Cláudia Pereira Lechakoski (diretora de Comunicação).
De acordo com Daniely, a Comissão de Direito Cooperativo da OAB/PR tem se consolidado como um importante canal de apoio técnico especializado para a advocacia paranaense. “Composta por advogados especializados e profissionais ligados ao meio cooperativista, promove debates sobre temas estratégicos relacionados ao direito cooperativo, contribuindo com a disseminação do conhecimento jurídico aplicado a este modelo societário, ainda pouco abordado na formação tradicional em direito”, esclarece.
“A atuação conjunta entre OAB/PR, por meio dessa comissão, e o Sistema Ocepar tem permitido a construção de um diálogo sólido entre operadores do direito, lideranças cooperativas e o poder público, assegurando que as peculiaridades do modelo cooperativista sejam respeitadas nas esferas legislativa, executiva e judiciária. O papel da comissão é fundamental para criar um ambiente de debates técnicos qualificados, garantindo mais segurança jurídica para as cooperativas”, acrescenta ela.
A coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar lembra ainda que a importância dessa articulação se torna ainda mais evidente quando se considera o papel de destaque que o Paraná ocupa no cenário nacional.
“O estado é modelo em organização, produtividade e inovação no setor cooperativo, com expressiva participação nas áreas agroindustrial, crédito, saúde, transporte, entre outras. Nesse contexto, a comissão cumpre uma função estratégica: ser uma ponte entre o sistema jurídico e as cooperativas, ajudando a interpretar e aplicar a legislação com base nos princípios do cooperativismo. Com esse trabalho contínuo e colaborativo, a OAB/PR e o Sistema Ocepar reafirmam o compromisso de manter o Paraná na vanguarda do cooperativismo brasileiro, não apenas pela força econômica, mas também pelo ambiente institucional sólido e preparado para os desafios futuros”, finaliza.
Confira mais fotos no Flickr da OAB/PR