Copa Coamo reúne 7,5 mil atletas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No último sábado (30.08), foi realizado no ginásio de esporte da Arcam - Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo, em Campo Mourão, a solenidade de encerramento da 7ª edição Copa Coamo de Cooperados - futebol suíço, que reuniu, durante os dois meses de competição, um total de 500 equipes inscritas e movimentou cerca de 7,5 mil atletas cooperados em 47 municípios do Paraná e de Santa Catarina. Estiveram presentes no evento, além do presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, diretores da cooperativa, deputado federal, Moacir Micheletto, deputado estadual, Nelson Turek, prefeito de Campo Mourão, Tauilo Tezelli, o superintendente da Ocepar, Nelson Costa, o presidente da Coagru Áureo Zamprônio e também diretor da Ocepar, o vice-presidente da Cocamar, José Jardim Júnior, prefeitos e vereadores da região.
Solenidade - A festa de encerramento contou com a presença de mais de 3 mil pessoas, que lotaram as dependências da Arcam no último sábado. O evento foi aberto com apresentação da Orquestra Sinfônica e do Coral da Cesumar, Universidade de Maringá, entrada dos atletas das 30 equipes classificadas para disputar a grande final, das bandeiras dos seus respectivos municípios e da tradicional solenidade de acendimento da Pira Olímpica, onde, através de uma coreografia "construíram" uma torre de 4 metros de altura, demonstrando na prática a força da cooperação. Após a abertura foram realizadas as disputas para conhecer o campeão da 7ª Copa Coamo.
Grupo de agricultoras - Um dos destaques da solenidade foi a apresentação do grupo de ginástica da comunidade Bom Princípio, de Toledo, integrado por senhoras agricultoras e que foram convidadas especialmente para o evento. "O nosso grupo sentiu-se honrado em participar desta grande festa. Mostramos várias danças através da prática desportiva, com diversas coreografias, configurando a força, coragem, determinação e a alegria das mulheres do campo", disse Rosane Scheid, coordenadora do grupo.
Cooperativismo - Na opinião do presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, "a Copa Coamo é uma grande e bonita festa, uma festa do cooperativismo. Um trabalho muito bem feito pela nossa equipe de funcionários. Mais uma vez estamos satisfeitos com a organização da competição, porque ela é muito bem aceita e valorizada pelos nossos cooperados, sendo considerado como um grande projeto de lazer e integração desenvolvido em prol do quadro social, com milhares de participantes, entre cooperados, familiares e comunidade em geral", afirma.
Maior do Brasil - Segundo o prefeito de Campo Mourão, Tauilo Tezelli, para o município, "a Copa Coamo é de fundamental importância, porque divulga o nome do município em todo o Brasil, afinal, é considerada a maior competição esportiva rural do país, que reúne milhares de pessoas em torno de uma competição saudável e muito bem organizada. Temos orgulho de termos a sede da Coamo em nossa cidade, trazendo desenvolvimento, gerando empregos e também promovendo o lazer dos seus cooperados", lembrou.
Organização - Já o superintendente da Ocepar, Nelson
Costa fez questão de destacar a excelente organização do
evento. "Tivemos aqui hoje uma demonstração do quanto é
importante um trabalho organizado e bem projetado. A solenidade de encerramento
da Copa Coamo foi digna de uma abertura de Jogos Olímpicos, onde os organizadores
pensaram em todos os detalhes, sem nenhuma falha ou imprevisto, tudo transcorreu
dentro do programado. A Coamo, seus funcionários e cooperados estão
de parabéns", frisou. Áureo Zamprônio, da Coagru, e
que participou pela primeira vez do evento, fez questão de salientar
que "mais uma vez a Coamo deu exemplo de organização e escolheu
o esporte como mais uma forma de integrar seus cooperados. Este é objetivo
do cooperativismo, integrar cada vez mais os produtores seja de que forma for
e a Copa Coamo é um grande exemplo de integração e de ação
social, sem dúvida alguma", lembrou.