COOPERATIVISMO: Panorama Coop traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cooperativismo 14 05 2021Desde março de 2020, o Sistema OCB publica, semanalmente, análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Neste ano, essas análises passaram a ser divulgadas por meio do Panorama Coop, uma newsletter atualizada todas as quintas-feiras.

Decisões importantes - Na edição desta semana, destaque para as decisões importantes que ocorreram no Congresso Nacional. O relator da Reforma Tributária apresentou seu parecer e, com isso, encerrou-se o trabalho da comissão. E as movimentações no cenário político não param por aí! Foi aprovado o Marco Legal das Startups com a inclusão das coops e o projeto de modernização das regras de licenciamento ambiental. E teve também lançamento de um novo programa: o Agro Fraterno. Confira!

Análise política - A semana política para o cooperativismo brasileiro foi marcada pelo avanço de importantes políticas públicas, seja na efetivação de iniciativas junto ao Governo Federal, como no caso do lançamento do Programa Agro Fraterno; seja a partir da aprovação de projetos de lei prioritários para o setor, como no caso do Pronampe permanente, no Senado, e dos novos marcos do Licenciamento Ambiental e das Startups, na Câmara. Confira esses e outros temas de interesse acessando a nossa análise política!

Acesse a Análise Política

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores!

Reforma Tributária - O trabalho da comissão mista da Reforma Tributária chegou ao fim na quarta-feira (12/05), após a apresentação do relatório final pelo deputado Aguinaldo Ribeiro. Entre a criação da comissão, a realização de audiências públicas com diversos setores e, por fim, a divulgação do relatório passou mais de um ano. Quer saber o que o deputado Aguinaldo Ribeiro falou sobre o ato cooperativo e quais serão os próximos passos sobre o tema? Acesse nosso boletim da Reforma Tributária sob o olhar do cooperativismo.

Acesse a Análise da Reforma Tributária

Agro Fraterno é lançado oficialmente - O setor agropecuário brasileiro apresentou ao governo federal nesta quarta-feira (12/05) o programa Agro Fraterno. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina e do ministro da Cidadania, João Roma. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal Evair de Melo (ES), o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), Sérgio Souza (PR), e outros representantes do setor agropecuário também participaram do evento.

Saiba mais!

Ato cooperativo fica fora do relatório final da Reforma Tributária - A inclusão do ato cooperativo na proposta da Reforma Tributária na comissão mista segue sem ser contemplada. O relator do projeto, deputado Aguinaldo Ribeiro (BA), apresentou a versão final de seu relatório sem mudanças significativas no texto. Novas oportunidades para inclusão e discussão de emenda nesse sentido, no entanto, serão definidas durante os próximos passos de tramitação da reforma tanto na Câmara quanto no Senado.

Leia mais!

Marco Legal das Startups segue para sanção - Para fomentar a inovação no cooperativismo e conectar o setor a esse modelo de negócios que cresce cada vez mais mundo a fora, foi aprovado na terça-feira (11/05), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar (PLP 146/19) que institui o Marco Legal das Startups que, agora, segue para sanção presidencial. O deputado Vinicius Poit (SP) foi o relator da matéria e não hesitou em inserir as cooperativas no texto para que sejam contempladas com essa nova política.

Saiba mais!

Conselho do crédito realiza plenária e planeja 2021 - O ano de 2020 foi desafiador e não faltaram esforços do Sistema OCB para fortalecer ainda mais o cooperativismo de crédito e contribuir para a inclusão financeira. Nesta quinta-feira (13/05), o Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco) apresentou os resultados dos trabalhos realizados em 2020 e as metas para 2021. O evento online contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; do coordenador do Ceco, Marco Aurélio Almada; do diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza; do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo (ES); do vice-presidente da Frente, Domingos Sávio (MG); e do representante do Ramo Crédito na Frencoop, e autor do PL 27/2020 que prevê a reforma da LC 130/2009, deputado Arnaldo Jardim (SP).

Saiba mais!

Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital

 

Conteúdos Relacionados