Cooperativismo do Paraná debate infraestrutura com demais representantes do setor produtivo do estado
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Na manhã desta terça-feira (08/10), o setor produtivo se reuniu para debater a infraestrutura do Paraná. Com especialistas e autoridades dos diferentes modais de transporte no estado, representantes do G7 participaram da Oficina de Infraestrutura do Fórum Regional da Indústria, de Curitiba e Região Metropolitana.
O encontro foi na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). As cooperativas foram representadas no debate pelo superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa. A entidade é um dos membros do G7, grupo composto pelas sete entidades representativas do setor produtivo paranaense.
“Participar de debates como este é uma premissa básica. Afinal, sem investimento em infraestrutura, não há desenvolvimento nem evolução”, afirma Costa.
Segundo o superintendente, o setor produtivo enfrenta um colapso, principalmente quanto à infraestrutura de rodovias e ferrovias no estado. E é, principalmente, nessas duas frentes que é preciso debater e encontrar soluções.
“A gente precisa tratar do que fazer e no menor tempo possível”, alerta Costa. Em relação às rodovias federais que cortam o Paraná, o superintendente da Fecoopar afirma que o debate de hoje é no “sentido de discutir maneiras de agilizar processos de restauro e ampliação da capacidade das rodovias”.
Em relação ao modal ferroviário, Nelson Costa destaca a urgência quanto ao prazo de concessão da Malha Sul, que se encerra no próximo dia 27. “No Paraná, a Malha Sul é operada pela Rumo Logística. E temos também o processo de desestatização da Ferroeste em andamento. Estamos aqui sugerindo juntar essas discussões no sentido de que o Paraná seja olhado como um todo no modal ferroviário: Ferroeste, Nova Ferroeste e ferrovias da Malha Sul”, pontua.
Segundo Costa, o setor produtivo pretende apresentar ao governo federal uma proposta de juntar Paraná e Santa Catarina em um novo projeto e fazer uma nova licitação, como um trecho único de ferrovias.
A manhã de trabalho seguiu também com debates sobre aeroportos e portos. Como pontuou o engenheiro José Alberto Pereira Ribeiro, um dos vice-presidentes da FIEP Vice e coordenador do Conselho Tematico Infraestrutura, em setembro as oficinas foram realizadas em 7 regionais do estado. Após o encontro desta terça-feira, o 8º regional, a ideia é propor um documento com as soluções pensadas, com base nas demandas e necessidades pontuais de cada região do Paraná.
Envolvimento da comunidade
“O envolvimento da comunidade e das diversas bases do estado é essencial para o desenvolvimento da infraestrutura do Estado”, afirma.
Quanto à importância da representação das cooperativas nesses debates, o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa diz que, junto com a indústria, as cooperativas são as principais usuárias das rodovias e ferrovias.
“As cooperativas são quem demanda mais dos modais de transporte. Além da produção da produção do Paraná que se destina ao porto e aos grandes centros de consumo, boa parte da produção do Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste passa pelo Paraná. Então, temos que tem infraestrutura que atenda toda essa demanda e, assim, evitar desperdício e alto custo no transporte”, conclui.