Cooperativa apóia volta ciclística ao Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ciclista e funcionário da Copacol, cooperativa com sede no município de Cafelândia, região Oeste do estado, Joel Soriano Muniz, chegou nesta semana a Curitiba, após percorrer metade dos 1.300 quilômetros propostos pelo chamado "Desafio Ciclístico da Integração Copacol". Joel saiu de Cafelândia no dia 3 de setembro, passando por diversas cidades da região Noroeste, Norte, Norte Pioneiro, Centro-Sul e região Metropolitana de Curitiba.
Realização - Em visita a Ocepar na quinta-feira (11), Joel explicou ao presidente João Paulo Koslovski que seu objetivo é o de promover cada vez mais a filosofia da cooperação. "Realizo hoje um sonho graças ao apoio que estou recebendo da cooperativa", afirma Joel, que trabalha no setor de tratamento de água na cooperativa. Nesta sexta-feira o ciclista desce em direção ao litoral do Paraná e pretende subir de bicicleta o Pico do Marumby, acompanhado de alguns montanhistas da região. O presidente da Ocepar fez questão de parabenizar o atleta pela determinação e também a diretoria da cooperativa pelo apoio financeiro a esta iniciativa que promove tanto o esporte como também o cooperativismo. A Copacol disponibiliza ao atleta todo acompanhamento técnico, físico e nutricional.
Retorno - Joel retorna do litoral no domingo e na segunda segue em direção a Guarapuava. A sua chegada está prevista para o próximo dia 21, quando acontece na cidade o segundo Passeio Ciclístico de Cafelândia. Com uma bicicleta própria, adaptada para longa distância Joel, que já fez percursos menores, afirma que tem recebido apoio e solidariedade, tanto dos moradores das cidades por onde passa como também dos motoristas. "A dificuldade maior foi a chuva no trecho de Ponta Grossa até Curitiba e o frio aqui da capital, com o qual não estou acostumado", argumenta. O atleta pretende no futuro realizar um outro percurso um pouco maior, viajar com sua bicicleta contornando todo o estado (divisas com a Argentina, Paraguai e os estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e litoral), num trecho de mais de quatro mil quilômetros. "Quando as coisas são feitas com planejamento e determinação, os resultados são alcançados", lembra Joel.
Palestras - Além, de jornada, que será concluída
no início da primavera, o ciclista promoverá, em troca do patrocínio,
uma série de palestra/testemunhal sobre o desafio para os demais colaboradores
que estão torcendo pelo seu sucesso. Joel ainda traz na sua bagagem uma
máquina fotográfica, com a qual está registrando tudo aquilo
que mais lhe chamar a atenção durante o percurso, para depois
comparar o seu desafio com a integração e os limites do ser humano
em relação ao trabalho e mudanças na sua vida.