Cooperados da Coamo aprovam R$ 142 milhões em novos investimentos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Centenas de cooperados aprovaram, na quarta-feira (21), a proposta de novos investimentos da Coamo Agroindustrial Cooperativa. Até 2006 a cooperativa vai aplicar R$ 142,4 milhões na ampliação de unidades e construção de novos entrepostos no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e aquisição de áreas para reflorestamento energético. O pacote foi apresentado durante a 47ª Assembléia Geral Extraordinária da cooperativa, realizada em Campo Mourão.

Dinamização - Os investimentos, segundo o diretor presidente da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, têm como objetivo dinamizar o recebimento de produtos, beneficiando o quadro de associados na redução de custos com transportes, garantia de estocagem de sua produção, bem como melhorar a capacidade de armazenagem de insumos e propiciar um atendimento administrativo eficaz. “A necessidade desses investimentos está ligada diretamente ao volume de produtos que temos recebido de nossos associados nas safras de verão e inverno, e também em razão das necessidades de retiradas diárias dos diversos produtos recebidos em nossos entrepostos para depositar em armazéns alugados, por falta de espaço em nossos armazéns”, justificou o presidente da Coamo.

Déficit - Segundo Gallassini, a cooperativa possui, hoje, um déficit na capacidade armazenadora, que gira em torno de 30 milhões de sacas. “E com os investimentos vamos cobrir parte dessa defasagem, complementando a nossa infra-estrutura”, analisou. Ele explicou, também, que a meta da cooperativa e estar cada vez mais próxima do seu associado. “Assim, vamos otimizar a estrutura dos agricultores, que terão melhores resultados em seus custos operacionais”, assegurou. Os recursos para a realização dos investimentos serão provenientes de financiamentos através de programas como o Prodecoop, Finame e BNDES (Paraná) e FCO (Mato Grosso do Sul)

Novidades – Os novos entrepostos serão construídos no Paraná em Cantagalo, Furnas (entre Ivaiporã e Manoel Ribas), Cândido de Abreu, Figueira do Oeste (entre Engenheiro Beltrão e Terra Boa) e Horizonte (em Palmas). No Mato Grosso do Sul em Aral Moreira, Laguna Carapã e Naviraí. No estado sul-matogrossense já está funcionando o entreposto da cooperativa em Amambai e, futuramente, entrará em funcionamento a unidade de Caarapó, que foram aprovados em assembléia em 2003. Os novos entrepostos da Coamo vão possibilitar o aumento da capacidade armazenadora da cooperativa em 6 milhões de sacas.

Reflorestamento - A cooperativa também vai investir em aquisição de novas áreas para reflorestamento energético, num total de 387 alqueires em diversas regiões da área de ação da Coamo. “A Coamo possui hoje 1,16 mil alqueires de reflorestamento, localizados em pontos estratégicos de modo a atender seus diversos entrepostos, suprindo suas necessidades de lenha nas fornalhas. Mas, com o aumento da produtividade de nossos associados; abertura de novas áreas de plantio e crescimento da Coamo em novos entrepostos com o intuito de estar mais próximo de seus associados, necessitamos adquirir novas áreas de reflorestamento”, relatou Gallassini.

Conteúdos Relacionados