COODETEC: Novas cultivares surpreendem triticultores do Rio Grande do Sul

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Era isso que eu esperava”. A declaração é do triticultor Maurício Agranionik, de Erechim/RS, que acompanhou o Encontro Tecnológico de Inverno, realizado pela Coodetec na estação experimental do Serviço Especial em Diagnose de Sementes Ltda (Seeds), empresa do Grupo Floss, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. “A Coodetec nos surpreendeu com cultivares que estávamos aguardando há algum tempo. Estou muito satisfeito com o que acompanhei no dia de campo e, na próxima safra, nossa opção, pela primeira vez, será Trigo CD”, disse Agranionik. O produtor estava acompanhado de seu filho, o agrônomo Hercio Agranionik, que concordou: “a cultivar CD 124 chama muito a atenção, principalmente pela resistência a giberela e germinação na espiga. Boa parte das características que nos faltavam está nessas cultivares.”

 

Abertura - O supervisor regional de vendas do Rio Grande do Sul, Jonathan Hilgert, fez a abertura do Encontro na tarde chuvosa do dia 10 de novembro. Ele destacou a parceria com o Grupo Floss, Bayer e Case, além de agradecer a participação dos produtores e técnicos. “Agradeço a presença de cada um de vocês e aproveito para reafirmar o compromisso da Coodetec de inovar e trazer sempre cultivares mais rentáveis, que atendam as necessidades das diferentes regiões.”

 

Lançamento - Logo depois, o pesquisador da Coodetec, Volmir Marchioro, apresentou o lançamento CD 121, trigo brando, de farinha branqueadora, com excelente tipo agronômico e boa resistência ao acamamento. Já o trigo CD 122 é ideal para quem busca trigo de qualidade para panificação. Ainda foi apresentado o CD 123, trigo pão branqueador, precoce e com baixa estatura. Os três lançamentos possuem excelente resistência à ferrugem da folha e alto potencial produtivo.

 

CD 124 - Em 2011, a Coodetec lançou também a cultivar CD 124. Este trigo vem para fortalecer o segmento de farinhas de trigo para panificação, nas regiões frias. “A cultivar CD 124 possui alto potencial de rendimento de grãos, bom tipo agronômico, boa resistência a giberela e germinação na espiga. A indicação desta cultivar é para atender as demandas de trigo pão para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explicou Marchioro.

 

Outras cultivares - Os participantes ainda conheceram o CD 114 e o CD 117. O primeiro tem excelente estabilidade produtiva. É um trigo precoce, que apresenta sanidade e alta qualidade industrial, além de se destacar nas regiões frias. O CD 117 tem boa resposta produtiva nos diferentes ambientes e condições de tecnologia; excelente tipo agronômico e uniformidade de plantas, além de elevado índice de espigas por metro quadrado.

 

Inovação - A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec continua inovando o portfólio de trigo e apresentando excelentes opções para a lavoura. As sementes CD agregam qualidade industrial e alto potencial produtivo, por isso chamaram a atenção dos produtores e técnicos que acompanharam o evento no Rio Grande do Sul.  O técnico da Cotrisal, de Nonoai, Eberton Golim aprovou o CD 117. “O visual e a uniformidade de plantas está excelente, vamos experimentar na próxima safra, para depois recomendar.”

 

Programação - Os triticultores acompanharam também a apresentação do Projeto +, do Grupo Floss, e os lançamentos da Case para a próxima colheita. (Imprensa Coodetec)

{gallery}noticias/2011/Novembro/17/20111117152118/{/gallery}

Conteúdos Relacionados