COODETEC: A hora do milho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Falta pouco para que o Paraná conclua o plantio de milho primeira safra. No último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no início deste mês, o Estado já havia concluído o plantio de 90% da área destinada à cultura. Houve um incremento na produção. Segundo a Conab, a previsão de cultivo para esta primeira safra está estimada entre 913,9 e 929,3 mil hectares. Na safra 2010/2011, a área de milho foi de 768 mil hectares. A expectativa dos produtores é das melhores, principalmente pelo preço pago pela saca de 60 kg. No ano passado, o valor da saca era de R$ 15,50, agora chega a R$ 22.

 

Sementes - Para ajudar na produção, a Coodetec, junto com seus parceiros, disponibiliza sementes de excelente qualidade para o agricultor. Um híbrido que tem chamado a atenção é o CD 384Hx. A tradição Coodetec de qualidade vem, nestas sementes, aliada a tecnologia Herculex*I, que protege a lavoura de milho contra as principais pragas da cultura.

 

Bons resultados - Muitos já apostaram no híbrido CD e tiveram bons resultados em suas lavouras. Na Copagril, por exemplo, segundo o engenheiro agrônomo da unidade de Marechal Cândido Rondon, Paulo Antonio Brunetto, a procura pelo milho Coodetec é grande. “Muitos produtores já estão com o CD 384Hx em suas lavouras. É um híbrido que vem de encontro a duas necessidades do produtor: grão e silagem. Tem sanidade excelente, de folha e de colmo, e se adapta bem a diversos tipos de solos. Quanto ao preço, sai na frente dos concorrentes com a mesma tecnologia associada. Eu indico ainda, pela excelente produtividade.”

 

Vendas aquecidas - Na área de atuação da Cooperativa Lar, as vendas do híbrido Coodetec também estão aquecidas. “O CD 384Hx tem estabilidade, é produtivo e se comportou bem na região nas últimas safras. É um híbrido que tem alta tecnologia e apresenta sanidade e nós precisamos de milho com qualidade para fabricação de rações. A soma desses fatores está garantindo boas vendas na unidade”, argumentou o engenheiro agrônomo da Lar de Medianeira, Odacir Oro. Ainda segundo ele, o híbrido CD 384Hx “veio para mudar o portfólio de híbridos da Coodetec. Era o que faltava para as nossas lavouras.”

 

Palavra de quem planta - O produtor Milton Schone, de Linha João Pessoa, em Marechal Cândido Rondon, cultiva milho há cerca de 30 anos. Para o mercado, ele produz há 15 anos. Nas últimas safras ele escolheu o híbrido CD 384Hx e colheu resultados inéditos. “Na safrinha, foram 300 sacas por alqueire. Na safra verão, passou de 400 sacas. Já plantei novamente e agora é só esperar para colher bons resultados. O CD 384Hx tem arranque bom, é resistente ao acamamento e tem ótimo stay green. Está acima de muitos híbridos”, afirmou.

 

Continuidade - O híbrido CD 384Hx também deve continuar na lavoura de Neri Benedet. O produtor de Linha Novo Paraíso, em Santa Helena, colheu, na última safrinha, 322 sacas por alqueire. “Foram 3.222 sacas em 10 alqueires. Rentabilidade líquida. Achei muito bom esse resultado e vou continuar com o milho Coodetec. Na próxima safrinha, depois de colher a soja CD 250RR-STS, vou plantar o milho CD 384Hx novamente.” De acordo com Benedet, as características do híbrido Coodetec que mais chamaram a atenção foram vigor, sanidade, crescimento, tolerância a longos períodos de estiagem e resistência ao acamamento.

 

Silagem - O híbrido de milho da Coodetec também tem se mostrado importante parceiro do pecuarista. O CD 384Hx concentra alta tecnologia e garante excelentes resultados. Este híbrido possui sanidade foliar e estabilidade de produção. Além disso, a tecnologia Hx, associada ao grão, garante proteção contra duas pragas: a lagarta-do-cartucho e a broca-da-cana.

 

Satisfeito - Em Medianeira, na propriedade de Ivanir Antônio Reginatto, são 60 animais em lactação. Hoje, a silagem consumida é produzida com o milho CD 384Hx. “Estou satisfeito com a resposta dos animais. O consumo está muito bom e estamos conseguindo um ótimo desempenho na produção de leite. O rendimento de silagem foi excelente, com massa de qualidade. Vou plantar novamente e indico para quem produz silagem. É uma ótima opção”. (Imprensa Coodetec)
{gallery}noticias/2011/Novembro/21/20111121151614/{/gallery}

Conteúdos Relacionados