COMEMORAÇÃO: Autoridades e população prestigiam Festa dos 60 anos da Colônia Witmarsum

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No último final de semana foi realizada a festa em comemoração aos 60 anos da Colônia Witmarsum, em Palmeira, na região paranaense dos Campos Gerais. A abertura oficial aconteceu na manhã de sábado (17/09) com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns e os secretários estaduais da Agricultura, Norberto Ortigara, e da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. O evento foi ainda prestigiado pelos deputados federais Reinhold Stephanes e André Zacharow e pelo deputado estadual Stephanes Jr. O prefeito de Palmeira, Altamir Sanson, vereadores e secretários municipais participaram da celebração, juntamente com o cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter. Uma delegação dos menonitas do Paraguai, formada por 14 pessoas representando diferentes colônias do país vizinho também esteve na festa. O Sistema Ocepar foi representado pelo superintendente José Roberto Ricken. “Os moradores da Colônia Witmarsum são um exemplo de persistência. Venceram todas as adversidades enfrentadas no início e hoje são uma referência em termos de comunidade organizada e qualidade dos produtos lácteos”, afirmou Ricken.

Realidade - “Há 60 anos, a Colônia Witmarsum era um sonho. Hoje, uma bela realidade. A antiga fazenda Cancela que hoje é a Colônia Witmarsum pertencia a uma única família. Hoje, quase 2.000 pessoas vivem e trabalham nesta mesma área e a maioria deles produz alimentos”, ressaltou o presidente da Cooperativa Witmarsun, Ewald Warkentin, em seu discurso. Ele também lembrou dos momentos difíceis vividos pelos moradores logo que chegaram no Paraná, vindos de Santa Catarina. “Foi um começo difícil, sem infraestrutura, sem estradas num imenso campo aberto com 7.800 ha. Mas o principal não lhes faltou, o ânimo, a esperança de vencer, a vontade de trabalhar e, principalmente, a fé”, frisou. Um ano após, em 28 de outubro de 1952, foi fundada a Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda com a participação de 38 produtores. “A cooperativa foi, durante todos esses anos, o centro administrativo da Colônia. Foi fundamental para o desenvolvimento porque uniu os produtores, buscou novos técnicos contratou agrônomos e veterinários, importou novilhas e reprodutores para melhorar a genética, buscou recursos financeiros para investimentos e custeios repassando aos associados”, destacou Warkentin.

Atividades - Atualmente, a cooperativa possui 317 sócios e atende produtores de Witmarsum, do município de Palmeira, Balsa Nova e de Ponta Grossa na área agrícola e pecuária. “Beneficiamos parte da produção aqui e comercializamos o leite pasteurizado e o UHT com a marca Cancela e os vários tipos de queijos finos com a marca Witmarsum.Fizemos uma parceria com a Faculdade Evangélica do Paraná e eles instalaram a Unidade de Saúde Animal de Witmarsum de Medicina Veterinária aqui, principalmente para as aulas práticas na cooperativa e nas propriedades para o aperfeiçoamento do curso de Veterinária.Muitas famílias desta Colônia se envolveram em Associações Beneficentes como a A.M.B e a Amas. O espírito de ajudar o próximo é muito forte entre os menonitas”, acrescentou o presidente da cooperativa.

Programação – Cerca de 800 pessoas participaram dos eventos realizados no primeiro dia da festa dos 60 anos da Colônia Witmarsum. Após a abertura oficial, houve o lançamento do livro “60 Anos Witmarsum” e homenagens. Também foram realizadas uma gincana, café colonial e diversas exposições. Fechando a programação, aconteceu um Programa Cultural em língua alemã. No domingo (18/09), as comemorações incluíram um Culto em Ação de Graças, apresentações de grupos folclóricos, café colonial e exposições, com a presença de aproximadamente 3.000 pessoas. O evento foi organizado pela Associação dos Moradores da Colônia Witmarsum. As atividades foram coordenadas pelo vice-presidente da entidade, Sieghard Epp. “Nós conseguimos atingir os objetivos e o mais importante foi reunir as pessoas que se encontraram para participar das comemorações”, disse ele.

Origem - A formação da Colônia Witmarsum em julho de 1951, no município de Palmeira, resultou de um movimento colonizador espontâneo, realizado por reimigrantes menonitas, membros de um grupo religioso protestante surgido no século XVI na Europa e que anteriormente havia se estabelecido em Santa Catarina.

{gallery}noticias/2011/Setembro/20/201192014544/{/gallery}

Conteúdos Relacionados