COCAMARII: Vacinação contra aftosa vai até domingo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Termina no próximo domingo (31/05), a primeira etapa da campanha estadual de vacinação dos rebanhos bovino e bubalino contra a febre aftosa. Cerca de 5 milhões de cabeças (com até 24 meses de idade) de um total 9,5 milhões devem ser imunizados. Em novembro, na segunda etapa, todo o rebanho volta a ser vacinado normalmente.
Sem vacinação - O secretário da Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, acredita que em 2014 o Paraná alcance o estágio de livre de aftosa sem vacinação. "Mas se chegarmos à conclusão que há segurança sanitária, isso pode ocorrer já no ano que vem, tudo dentro de critérios técnicos e com acompanhamento do Ministério da Agricultura e demais órgãos ligados a sanidade animal". Nos últimos três anos, desde que houve as suspeitas de febre aftosa no Estado, com consequências desastrosas para as exportações de carne paranaense, o governo, segundo Bianchini, tem trabalhado para modificar o status sanitário do rebanho paranaense, valorizar e melhorar a competitividade do produto no mercado internacional.
Técnicos - Para isso, foi autorizada a contratação de cerca de 320 técnicos para atuar nas barreiras interestaduais e 28 postos de fiscalização da Receita Estadual foram repassados para o Departamento de Fiscalização e da Defesa Agropecuária (Defis) da Seab. Também é feito monitoramento on-line de toda a movimentação de animais no Estado e do trânsito de animais e produtos oriundos de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai. A secretaria alerta que mesmo os animais que não forem vacinados, precisam ser relacionados e o documento entregue junto com o comprovante de vacinação nas unidades veterinárias da Seab. (Imprensa Cocamar)