COCAMAR II: Trigo teve média baixa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Chegou ao fim a colheita da safra de inverno na região da cooperativa e, diferente dos últimos dois anos, estiagem e geadas comprometeram grande parte da produção de trigo. Em Tamarana, no norte do Estado, o agricultor Emerson de Oliveira Barbosa plantou 130 alqueires de trigo e colheu média de 60 sacas por alqueire, 40 a menos do que esperava. “As geadas atingiram nossa lavoura em cheio na fase de pendoamento, fase em que está mais suscetível. Como nossa propriedade é uma das mais baixas do município, os estragos foram ainda maiores”, comentou o agricultor. 

Clima propício - A 800 metros acima do nível do mar, o município de Tamarana está tem clima propício para a produção de sementes de trigo, tanto é que dos 6,2 mil alqueires cultivados com o grão no inverno, mais de 50% são destinados a multiplicação de variedades. “Apesar das geadas, a produtividade é de 85 sacas no geral”, informa o gerente da unidade da Cocamar em Tamarana, Clodoaldo Aparecido Guedes. 

Sertaneja - A quantidade é parecida com a que foi colhida em Sertaneja. No município, 400 alqueires foram semeados com o grão e a produtividade média é de 90 sacas por alqueire. Em toda a área de ação da Cocamar, a produtividade não passa de 70 sacas por alqueire, abaixo das expectativas iniciais. O que também ficou aquém do esperado é a qualidade dos grãos.  (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados