COCAMAR I: Começa a colheita do milho no norte e noroeste do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A colheita do milho safrinha começou na sexta-feira (15/07) na região da Cocamar, que compreende partes das regiões norte e noroeste do Estado. Quem plantou mais cedo, como o produtor Sebastião Pittarelli, conseguiu amenizar o dano causado pelas recentes geadas. Em sua propriedade, localizada no município de Iguaraçu, a produtividade dos primeiros talhões é considerada razoável: 200 sacas em média por alqueire. Segundo Pittarelli, o volume não é ruim, mas está 60% abaixo do obtido na safra de 2010, que foi a melhor de todos os tempos. Para o administrador Laércio de Oliveira Dias, o começo da colheita confirma que "o segredo para garantir bom resultado no milho é mesmo plantar mais cedo", hábito cada vez mais comum entre os agricultores da região.
Área - Ao todo, foram cultivados 215 alqueires. O plantio se deu entre os dias 17 de fevereiro e 8 de março, informou Dias. "Praticamente 100% da lavoura está bem adiantada. Estamos colhendo primeiro os locais onde a seca afetou mais."
Antecipação - A dica do administrador é que o planejamento da safrinha deve ser iniciado antes da safra de verão. "O produtor que pensa em investir nessa cultura deve plantar soja mais cedo, no início de outubro, de preferência com variedades precoces". A fazenda, tida como modelo na região, também aderiu a uma nova tendência: cultivar milho com 45 centímetros entre as linhas (praticamente a mesma distância empregada na soja). Segundo o administrador, os resultados também são melhores "A palhada fica bem distribuída e o solo mais macio, o que beneficia o plantio da soja. Ele disse que não observou diferença quanto a produtividade.
Quebra - Segundo a Cocamar, a lavoura de milho de inverno deve apresentar uma redução de produtividade entre 30 e 35%. Além de fortes geadas, a cultura passou por um prolongado período de estiagem e, alguns municípios, ventos causaram o acamamento das plantas. (Imprensa Cocamar)