COCAMAR: Dia de campo mostra modelo de propriedade sustentável nesta terça-feira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma propriedade rural sustentável para os padrões regionais é aquela onde se consegue integrar, com eficiência, lavoura de grãos, atividade pecuária e plantio de eucaliptos. Considerada um modelo de sucesso nesse sistema que começa a ser melhor conhecido no noroeste do Paraná, a Fazenda Santa Felicidade, localizada em Maria Helena, região de Umuarama, sedia nesta terça-feira às 14h um dia de campo organizado por Cocamar em parceria com  Iapar, UEM, Unipar, Banco do Brasil e Embrapa.

 

Difundindo - Pertencente a Antonio César Formigheri, a fazenda deve receber cerca de 200 produtores e técnicos e, no programa, consta palestra com Sérgio Alves, pesquisador do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), seguida de demonstração de resultados. A Cocamar vem difundindo a integração como uma evolução para o agronegócio da região e seu presidente, Luiz Lourenço, fala na abertura do evento.

 

Ciclo - O sistema funciona da seguinte forma: soja e milho, principalmente, são cultivados nos meses quentes nas mesmas terras que, durante o inverno, serviram para engordar bois. É um ciclo que se repete: após a colheita, planta-se a pastagem de braquiária que vai ter duas funções: oferecer alimento abundante para o gado e deixar uma espessa camada de palha. Sob a cobertura de palha, o solo sofre menos com a insolação e permanece úmido por mais tempo após uma chuva, garantindo melhor desenvolvimento à lavoura que em solo descoberto. O eucalipto tem, igualmente, duas funções: gerar conforto para o gado, ao oferecer sombreamento, e uma renda adicional para o proprietário com a venda da madeira.

.

Potencial - Sérgio Alves destaca que a região noroeste do Paraná apresenta grande potencial para a implantação desse sistema sustentável, que é preconizado pela Embrapa. “É a receita para explorar a propriedade com os melhores resultados”, afirma Luiz Lourenço. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados