COAGRU: Desativadora de grãos é inaugurada
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Setembro/30/2011930152912/{/gallery}Foi inaugurada na segunda-feira (26/09), a Unidade Desativadora de Soja da Coagru. A diretoria executiva, juntamente com os conselheiros de administração e gerentes da divisão administrativa e industrial e divisão técnica e agrícola, realizaram o ato inaugural e visitaram todos os setores deste novo investimento da cooperativa. A desativadora, esta localizada nas dependências da antiga usina de algodão. O objetivo de sua instalação é uma forma de agregação de valores sobre a matéria prima que a Coagru fornece a BFC Alimentos S/A e outras empresas do segmento. O investimento foi em torno de R$ 3 milhões de reais.
Função da desativadora - Na soja existem alguns compostos antinutricionais que deprimem o desenvolvimento dos animais. Desta forma, o uso da soja integral na alimentação animal e principalmente de aves tem sido limitado. A desativação de soja busca a inativação destes compostos, resultando assim em uma melhor digestibilidade, proporcionando uma melhor conversão alimentar. Existem no mercado vários tipos de desativadora, a Coagru adquiriu um equipamento com processo de duas fases de vácuo, sem contato do produto quente com o oxigênio do ar evitando assim qualquer tipo de oxidação, sistema único que faz com que o produto realmente sofra o cozimento, e não apenas um aquecimento para tostagem.
Pré-cozimento - O processo de pré-cozimento de cereais tem grande importância para melhorar a digestibilidade e palatabilidade, obtendo-se assim maior aproveitamento dos valores nutritivos e energéticos com a desativação das enzimas que impedem a boa absorção dos nutrientes e o desenvolvimento dos animais. O equipamento também oferece a possibilidade do descasque da soja, o que proporciona a obtenção, para aves, de um maior e melhor aproveitamento energético. O equipamento instalado pela Coagru pode processar soja e milho. A unidade tem capacidade produtiva de 10.500 kg/hora, e a obra já está estruturada para dobrar a capacidade de produção a qualquer momento. (Imprensa Coagru)