CASTROLANDA II: Certificados de erradicação de doenças serão entregues hoje
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná (Seab) entrega os três primeiros certificados do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PECEBT) nesta sexta-feira (11/08), às 20 horas, no início do Leilão Elite Multirraças do Agroleite 2006. O Programa foi lançado em 2001 e visa o controle e a erradicação da brucelose e da tuberculose no Estado. Os objetivos incluem a diminuição da incidência e da prevalência destas enfermidades, tornando o produto paranaense mais competitivo. Agregar valor por meio de certificado emitido pelos governos estadual e federal, garantindo que o rebanho é livre dessas doenças.
Etapas - O PECEBT divide-se em duas etapas. A primeira é obrigatória ao produtor de bovinos e bubalinos e se chama "Etapa Compulsória". Ela torna obrigatória a vacinação de bezerras entre três e oito meses de idade e prevê o trânsito de reprodutores somente com exames negativos de brucelose e de tuberculose. A segunda etapa, chamada "Etapa de Adesão Voluntária", cuida da certificação de propriedades como 'Livres' ou 'Monitoradas' para brucelose e tuberculose. A 'Livre' é indicada para propriedades leiteiras e a 'Monitorada' para propriedades de corte. As certificações caracterizam-se por exames consecutivos negativos para estas enfermidades, feitos por profissionais médicos veterinários habilitados junto ao Ministério da Agricultura, após passarem por treinamento específico para este fim.
Programa - Na abertura do Agroleite 2005 foi feito o lançamento da segunda etapa do programa estadual de Certificação de Livres, com a adesão das primeiras propriedades, na presença do Secretário de Estado da Newton Pohl Ribas e do coordenador nacional do programa, em Brasília, José Ricardo Lobo. A adesão foi assinada pelos proprietários Nélio Ribas Centa, da Chácara Santa Cecília, e por Nelci Pedrozo Mainardes, do Rancho Mainardes. Depois disso, diversas propriedades aderiram ao programa de certificação. Os três primeiros certificados serão entregues à Chácara Santa Cecília (Piraquara) do criador Nélio Ribas Centa, presidente da Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa; para o Rancho Mainardes (São José dos Pinhais), do criador Nelci José Pedrozo Mainardes, presidente da Associação de Gado Jersey; e para a Granja Pinhal (Toledo), pelo presidente da Cooperativa Cooperlac de Toledo, Edemar Rockenbach.
PROGRAMAÇÃO:
Nesta sexta-feira à tarde:
15h - Clube de Bezerras, na Pista de Julgamento
20h - Leilão Elite Multirraças, na Pista de Julgamento
12 de agosto - Sábado
9h, Feira de Sabores, no Parque de Exposições
Julgamento da Raça Holandesa Adulta
Julgamento da Vaca do Futuro
Julgamento da Campeã do Agroleite 2006
Final do Torneio Leiteiro
Local: Pista de Julgamento
13h30 - Influência do Gerenciamento Administrativo em Propriedades Leiteiras
Palestrante: Paulo F. Machado. Engenheiro agrônomo, professor titular em bovinocultura de leite da USP, mestre em Ciência Animal e Pastagens e doutor em Ciência dos Alimentos pela USP.
15h15 - Perspectivas do Mercado de Leite
Palestrante: Rodrigo Sant'Ana Alvim, engenheiro agrônomo pela Universidade de Viçosa, membro do conselho diretor da Federação Panamericana do Leite. (Assessoria de Imprensa do Agroleite 2006)