Campo Experimental da Destilaria Cocamar apresenta primeiros resultados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A partir de março começam a ser colhidos os primeiros resultados dos ensaios montados no ano passado nos 15 hectares do Campo Experimental da Destilaria de Álcool da Cocamar, em São Tomé, e em áreas arrendadas. Há diversos trabalhos em andamento com o objetivo de implementar a produção. Uma das avaliações que estão sendo feitas é a com adubação, segundo José Cassiano Gomes dos Reis Neto, técnico encarregado de desenvolvimento e pesquisa da Destilaria da Cocamar. Foram montadas áreas experimentais com diversos níveis de aplicação de NPK na cana planta e de NK na cana soca. "Queremos avaliar o custo benefício do aumento dos níveis de adubação. Os ensaios estão montados em diversas áreas por conta da variação dos tipos de solo", afirma o técnico. No mesmo período foram montados ensaios com inseticidas e nematicidase estão sendo feitas avaliações da colheita mecânica com e sem palha e da colheita manual, para ver se há diferença na produção posterior.

Clonagem - A Destilaria da Cocamar, em parceria com a UFPR montou uma área experimental para análise de 100 novos clones. A cada três meses é feita uma avaliação de cada um quanto a doenças e brotação. Essa etapa do trabalho será finalizada em março, com o corte dos clones. "Aí escolheremos os clones que serão descartados e os que continuarão sendo avaliados, conforme seu desempenho", diz José Cassiano. A Cocamar tem mais 10 hectares plantados com mudas, de diversas variedades, originárias da micropropagação. As mudas devem estar prontas para o plantio comercial em dois anos. Tem ainda mais três ou quatro hectares, divididos em três áreas, onde está sendo feita a reprodução de toletes de variedades que vêm apresentando excelentes resultados, mas que não é plantada ainda na região.

Avaliação - Outro experimento que ainda está sendo feito, numa área de cinco hectares, é o de rotação de culturas com soja e cana-de-açúcar. Na área de reforma, a cana foi colhida com palha e foram plantadas três variedades de soja. Em março, volta a cana novamente. Outros ensaios semelhantes serão iniciados este ano. O objetivo é avaliar a melhora da estrutura do solo e o nível de matéria orgânica, evitar a erosão e reduzir os custos, aperfeiçoando constantemente a produção. (Fonte: Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados