ExpoFrísia recebe Fórum de Comunicação do Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de 60 profissionais de comunicação de cooperativas paranaenses de cinco ramos (agro, crédito, saúde, trabalho e transporte) estão reunidos, nesta quinta-feira (24/04), para participar do ComunicaCoop, Fórum de Comunicação do Sistema Ocepar. O encontro ocorre durante a ExpoFrísia, evento realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, no Parque Histórico de Carambeí, e está ainda sendo prestigiado por representantes da Copasul, de Naviraí, Mato Grosso do Sul.
Pela manhã, a programação teve início com a fala do presidente da Frísia, Geraldo Slob, que destacou a relevância do evento. "A Frisia, em conjunto com o Sistema Ocepar, está aproveitando esse momento, em que a consegue reunir tantos profissionais, para falar de um tema muito importante. E quando eu digo importante, nós chegamos à conclusão de que uma boa cooperativa, fora a boa gestão, ela deve ter uma boa comunicação. Quem não se comunica com seu associado, com o público externo, está fadado a ficar numa ilha solitária. Uma boa comunicação deve ser sempre transparente, seja em momentos bons, divulgando bons números, mas também em momentos mais críticos, para sempre estar informando o público".
O coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, comemorou o encontro. "É uma alegria muito grande reunir tantos profissionais de cooperativas do estado para debater comunicação e trocar experiências. O ComunicaCoop representa a importância da intercooperação de quem acredita que é essencial cuidar da imagem do cooperativismo." Milléo destacou que o tema escolhido está alinhado ao novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC300), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, especificamente aos projetos 29 e 30.
A gerente de comunicação do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Samara Araujo, veio ao Paraná prestigiar o encontro. "Para OCB, é muito importante participar desses encontros, ter esse contato com as cooperativas e principalmente, no meu caso, que cuido dessa área de Comunicação e Marketing, estar com os comunicadores das cooperativas. É um momento importante para estreitar esse relacionamento, escutar quais são os principais desafios, discutir as oportunidades, porque é trabalhando junto que a gente vai conseguir avançar e promover a imagem do cooperativismo no Brasil."
Programação
O início do evento contou com palestra da coordenadora de comunicação e marketing da Frísia, Sabrina Morello. Ela contou sobre a programação de comemoração dos 100 anos da cooperativa (comemorados em 2025), bem como sobre a organização de ações e projetos do setor. "É uma satisfação imensa receber todos esses profissionais. Eu tenho um carinho muito grande pelo Fórum de Comunicação, porque ele aplica muitos princípios da intercooperação. Daqui a gente sai não só com o conteúdo dos palestrantes, mas com toda troca de experiência, informações sobre como melhorar. A gente, de fato, quer evoluir, quer crescer, quer compartilhar. E receber o Fórum dentro da Expo Frísia é algo muito gratificante, porque é a possibilidade de todas as cooperativas conhecerem o nosso trabalho, o nosso evento, a nossa exposição."
Na sequência, a apresentação foi sobre "Tendências em Comunicação Corporativa e Gestão de Risco de Imagem para Cooperativas". O primeiro a falar foi o especialista Ricardo Voigt. "A reputação é o maior ativo de qualquer negócio e isso vem se comprovando, principalmente, com as mudanças no mercado de comunicação, o que vem exigindo dos profissionais ficarem mais alinhados, antenados com todas as mudanças para saber conduzir suas atividades de uma forma estratégica. As cooperativas têm um ativo fundamental, elas têm um impacto muito positivo na vida das pessoas, na vida das comunidades."
A jornalista Thayse Leonardi irá realizar a segunda apresentação, destacando a relevância do aperfeiçoamento dos profissionais. "É muito bom saber que os comunicadores estão preocupados em entender melhor estratégias de gestão de reputação. Saber que estão olhando para isso com mais atenção, com mais cuidado, é algo que me deixa muito feliz, porque eu vejo que o papel do comunicador, muito mais do que operacional, é um papel estratégico. Nós temos que trabalhar junto com a diretoria, com a presidência, para justamente contribuir para que a cooperativa cumpra com os seus objetivos, com o seu propósito. Quando o comunicador tem esse olhar estratégico, tem esse olhar de preservação e cuidado da reputação, isso com certeza faz com que os resultados do trabalho sejam muito mais impactantes. E todos saem ganhando."
O fórum encerra no início da tarde, com um painel de debates e esclarecimento de dúvidas dos participantes.
FOTOS: Júlia Duda / Assessoria Sistema Ocepar