Featured

Avenida Ocepar concentra cooperativas paranaenses na ExpoApras 2025

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

O maior evento do setor supermercadista do Paraná trouxe para Curitiba 11 cooperativas paranaenses, que apresentam seus produtos e serviços para profissionais de várias partes do país. Na ExpoApras 2025, as cooperativas se concentram na Avenida Ocepar, onde fica o Espaço Paraná Cooperativo, representando a força dos negócios cooperativistas e seus impactos na economia regional e nacional, juntamente com o Sistema Ocepar. São 9 cooperativas agropecuárias: Coamo, Coasul, Copacol, Coopavel, Cooperaliança, C.Vale, Lar, Frimesa e Witmarsum, além das cooperativas de crédito Sicredi e Cresol.

A 42ª ExpoApras começou nessa terça-feira (23/04), no Expotrade, em Pinhais. É o maior evento já realizado, com a participação de 450 expositores. A expectativa é receber cerca de 60 mil visitas nos três dias de evento, com geração de R$ 1 bilhão em negócios, o que representa crescimento superior a 20% na comparação com a edição 2024.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, avalia a relevância do cooperativismo no evento. “As cooperativas agropecuárias do Paraná são responsáveis por mais de 60% da produção agrícola do estado e reúnem cerca de 330 mil produtores rurais, o que as torna essenciais para o abastecimento de supermercados e outros pontos de venda espalhados pelo estado e pelo país. Nossa participação, pelo quarto ano consecutivo, é uma oportunidade para que as 62 cooperativas do ramo agro mostrem sua força no varejo e possam realizar negócios com o setor supermercadista do Brasil.”

Em seu discurso na abertura do evento, o presidente da Apras, Carlos Beal, agradeceu o apoio recebido ao longo dos últimos quatro anos para realização do evento. “O Paraná é resiliência e é exemplo para o mundo. Como o governador (Ratinho Junior) fala, o Paraná é o supermercado do mundo. Quero agradecer também ao (José Roberto) Ricken pelo apoio que tem nos dados, pois o agro é essencial para o nosso estado. Num país tão desigual, as entidades têm que se unir e se fortalecer. Que vocês possam fazer bons negócios”, concluiu.

O governador em exercício, Darci Piana, participou da abertura do evento e discursou. “Além de alimentarmos o Paraná, também fazemos isso para boa parte do Brasil e conseguimos exportar para 173 países. Um bilhão de pessoas se alimentam com o que produzimos no Paraná. Somos o maior exportador de frango do país, o segundo em suínos. Queremos ser o centro logístico América do Sul”, afirmou.

Cooperativas na ExpoApras

O presidente da Coopavel, Dilvo Grollio, acredita que a ExpoApras é relevante para negócios e relacionamento. “É muito importante para Coopavel participar desse grande evento, que reúne todo comércio atacadista. A Ocepar nos proporcionou um evento particular das cooperativas, num espaço único. Aqui é um ambiente salutar de negócios e de entrosamento do cooperativismo. Estou aqui num movimento de fortalecimento do cooperativismo, porque nós fizemos o que é mais importante na sociedade: não somente negócios econômicos, fizemos o social e o social também faz parte da nossa vida quando nos relacionamos com as cooperativas”, analisou.

O presidente da Cooperativa Central Frimesa, Elias José Zydek, avalia o evento como muito importante para os negócios. “A Frimesa participa todos os anos da porque aqui é o encontro de toda cadeia produtiva. Nós representamos os produtores, a industrialização e o processamento. É aqui que a gente expõe os produtos, conversa com nossos clientes e é aqui que o supermercadista consegue ver os lançamentos, as variedades, tudo que é produzido na cadeira produtiva. É um encontro de negócios e temos observado que a cada ano vem se desenvolvendo mais. Podemos dizer para as cooperativas é um excelente evento para poder expor e comercializar os nossos produtos”, afirmou. A Frimesa é uma das patrocinadoras da 42ª ExpoApras.

O presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, também falou sobre a oportunidade. “A importância é muito grande, porque esta feira, além de atrair o público dos três estados do sul do país, também atrai de outros estados, como São Paulo, além de países vizinhos do Mercosul. Essa feira tem uma importância muito grande tanto para área institucional quando para área de negócios”, finalizou. 

Espaço Paraná Cooperativo

Durante os três dias de evento, o Espaço Paraná Cooperativo promove aulas de culinária com o chef de cozinha Guilherme Guzela. As receitas são feitas com produtos das cooperativas paranaenses. No primeiro dia de evento, foram os seguintes pratos: strogonoff de frango, petit gateau, tilápia à milanesa e fondue de queijos.

Flickr

Confira mais fotos no Flickr do Sistema Ocepar. Clique aqui para acessar

 FOTOS: Reinaldo Reginato / Rogério Machado / Geraldo Bubniak (AEN)

 

Conteúdos Relacionados