Camdul: em nova fase, prepara o planejamento estratégico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Camdul - Cooperativa Agrícola Mista Duovizinhense (Dois Vizinhos) realiza nos próximos dias 22, 23 e 24, com o apoio do Sescoop-PR, o segundo seminário preparatório para a realização do planejamento estratégico para os próximos cinco anos. O primeiro seminário foi realizado no final de agosto, sob a coordenação do consultor João Arnoldo Gorz, do qual participou toda a equipe executiva, totalizando 25 pessoas. Os seminários são realizados com o patrocínio do Sescoop Paraná. Gorz, que conduzirá mais três seminários, afirmou que os trabalhos que visam compor o planejamento estratégico da cooperativa iniciaram com a avaliação da situação atual da cooperativa e das opções de crescimento. Como o planejamento estratégico será montado pela própria equipe executiva, os seminários visam fortalecer a coesão e sinergia dos profissionais. Depois de pronto, o planejamento estratégico será levado para conhecimento e avaliação de todos os colaboradores da Camdul, na sede e nos entrepostos. Segundo João Arnoldo Gorz, os seminários priorizam a gestão participativa, com foco na missão da cooperativa, visão, análise das potencialidades, fragilidades, ameaças e oportunidades.

Interação com a sociedade - No primeiro seminário realizado recentemente, os participantes foram divididos em três grupos e encaminhados para uma missão prática: realizar, num curto espaço de tempo, alguma ação social concreta, a critério de cada grupo. O resultado dessa primeira tarefa externa, que faz parte do treinamento, foi o maior conhecimento, pelos executivos, da realidade social do município onde a cooperativa tem sua sede. O contato com instituições que cuidam de pessoas carentez motivou o envolvimento das equipes com as instituições, visando provê-las de alimentos e outros itens de consumo necessários. Para o presidente da Camdul, Leocir Sartor, que participará de todos os seminários, esse primeiro trabalho teve uma repercussão muito positiva nos profissionais, por ter propiciado uma visão mais ampla dos problemas do município, para os quais ninguém pode fechar os olhos.

Conhecer a própria história - Ao concluir o primeiro seminário, o grupo de executivos da Camdul recebeu como missão o levantamento da história da cooperativa, que servirá de base para compreensão da missão e objetivos da sua constituição. Esse conhecimento da história da cooperativa contribuirá para formar a base do planejamento estratégico. Leocir Sartor, que assumiu a presidência da Camdul num momento de grandes dificuldades, avaliou positivamente o primeiro seminário e vê com otimismo o futuro da instituição.

Crescimento e agregação de valor - A Camdul fechou o ano de 2002 com um crescimento de 101% no seu faturamento, com 400 novos associados e aumento de 270% no fornecimento de insumos. Atuando numa região de grande concentração de minifúndio, a cooperativa sentiu o reflexo dos últimos planos econômicos, obrigando-a alongar compromissos financeiros e a reestruturar sua área técnica, ampliando o fornecimento de insumos e a recepção de cereais. A cooperativa adquiriu uma fábrica de rações e concentrados e realizou investimentos para a produção de diversas rações peletizadas, inclusive para cães e peixes, demandadas pelos cooperados e outros consumidores de todo o Paraná. Também realizou parceria com a Coopavel, para fornecimento 8 mil leitões/mês, melhorando assim a eficácia de sua unidade produtora de leitões. A indústria de ração, que utiliza como matéria-prima o milho e a soja, permite agregar mais valor à produção dos associados.

Números - A cooperativa tem, atualmente tem 1.480 associados e atua através de oito unidades municipais, onde os associados estão organizados em comitês de integração. Possui 146 funcionários, dos quais 17 técnicos agrícolas, oito agrônomos e um veterinário, que atuam na assistência técnica aos associados. Seu faturamento em 2002 foi de R$ 39,5 milhões, com previsão de R$ 60,5 milhões neste ano. Sua atuação está centrada na recepção e comercialização de produção de soja, milho, trigo e sorgo.

Sescoop/PR - O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche, destacou a importância desse trabalho de planejamento da Camdul, lembrando que planejar é reduzir os riscos futuros. Segundo Leonardo, o fortalecimento e o crescimento da cooperativa têm relação direta com a sua capacidade de planejar.

Conteúdos Relacionados