BRDE realizou encontro inédito com a Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o ex-senador por Santa Ca-tarina (SC) Casildo João Maldaner considerou altamente produtivo o encontro realizado na manhã desta quarta-feira (13/08) entre o presidente da Ocepar e diretores e executivos do banco. O encontro, realizado durante café da manhã, teve por objetivo mostrar o crescimento e a performance das cooperativas paranaen-ses, inclusive o Sistema de Análise e Acompanhamento das Cooperativas. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, se fez acompanhar do superintendente Nelson Costa, dos gerentes Gerson Lauermann e Leonardo Boesche, e dos assessores Robson Mafioletti (Gerência Técnica e Econômica) e Eloy Setti (As-sessoria de Imprensa). Do BRDE participaram da reunião também o diretor administrativo (Curitiba) Ama-deu Luiz de Mio Geara, o diretor financeiro Geovah José de Freitas Amarante, o diretor de planejamento Germano Mostardeiro Bonow, o vice-presidente Lélio Miguel Antunes de Souza, a superintendente da a-gência de Curitiba Lindamir Teresinha V. Quech, além de executivos.

Desempenho das cooperativas do Paraná - O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, iniciou a reunião falando do bom desempenho do sistema cooperativista paranaense nos últimos anos, fruto dos di-versos programas que beneficiaram o setor e ?da profissionalização da gestão das sociedades cooperativas?. Discorreu sobre o Recoop e programas de investimentos realizados pelas cooperativas, onde o BRDE é um agente financeiro de destaque. Koslovski enfatizou que as cooperativas são as melhores instituições para a-gregação de renda aos associados. Em seguida, o gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sistema O-cepar, Gerson Lauermann, expôs aos diretores e executivos do BRDE o Sistema de Avaliação e Acompa-nhamento das Cooperativas (SAAC), o que suscitou várias perguntas sobre o desempenho do sistema coo-perativista após superar os problemas financeiros causados pelo último plano econômico.

Guru do Cooperativismo - Após a exposição e os debates, o presidente do BRDE, Cacildo João Maldaner fez um pronunciamento onde afirmou que ?o BRDE é o guru do Cooperativismo?, pois há 42 a-nos está atuando para o desenvolvimento dos Estados do Sul, tendo as cooperativas como parceiras. Frisou que as cooperativas são as organizações que mais ajudam para que os recursos disponibilizados pelo banco cheguem ao maior número de municípios (90%) da região onde atua. Maldaner se mostrou impressionado com o Sistema de Acompanhamento das Cooperativas, afirmando que achou extraordinário o software de-senvolvido pela Ocepar. Frisou que as cooperativas são um instrumento de desenvolvimento e que o Coope-rativismo do Paraná é um exemplo não só para o Paraná, mas para todo o Brasil. Fez um convite para que as cooperativas do Paraná também participem do programa de reflorestamento apoiado pelo banco, com finan-ciamento para pagamento com prazo de doze anos. Concluiu afirmando que o encontro ?foi altamente pro-dutivo?.

Parceria no desenvolvimento - O diretor administrativo da agência do BRDE de Curitiba, o ex-deputado federal Amadeu Geara, iniciou seu pronunciamento expressando seus sentimentos pelo falecimen-to do líder cooperativista e ex-presidente da Ocepar, Benjamin Hamerschmidt, na semana passada. Geara agradeceu ao presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, pelo constante reconhecimento da importância do banco como agente de desenvolvimento. ?Tenho visto presidente expressar esse sentimento em vários mo-mentos?, frisou Geara. Aproveitou para repetir apelo que fez pessoalmente ao presidente da Ocepar, para es-tudar forma do sistema cooperativista auxiliar para reduzir a pobreza do Vale da Ribeira, cujo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é o mais baixo do Sul do Brasil. ?É uma operação não econômica, mas soci-al?, frisou o diretor. Concluiu elogiando ?essa extraordinária organização?, afirmando que o café da manhã serviu para estreitar ainda mais as relações com a Ocepar e sistema cooperativista.

Convite para conhecer as cooperativas - Ao encerrar a reunião, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, afirmou que a relação de amizade com o BRDE vem de longa data, no início de sua carreira co-mo extensionista agrícola na Lapa, onde elaborou projetos para investimentos com recursos do Banco. ?É um banco vocacionado para o setor produtivo, cujos técnicos vivenciam a realidade rural. Eu vou sempre defender o BRDE, pois nós temos que ter um banco de desenvolvimento?. Koslovski disse que o sistema cooperativista já está estudando forma de participar do esforço que visa reduzir a pobreza no Vale da Ribei-ra. Por fim, convidou os diretores do BRDE para uma reunião no Extremo Oeste, onde terão oportunidade de conhecerem várias cooperativas que realizaram empreendimentos com recursos repassados pelo banco. O convite foi prontamente aceito pelo presidente Cacildo Maldaner, ficando de ser ajustada uma data. Kos-lovski agradeceu a presença dos diretores e executivos do banco lembrando que a Ocepar atua de forma que o Paraná ?tenha o melhor Cooperativismo do Brasil? e que os empreendimentos que defende têm por obje-tivo aquecer a economia em benefício dos associados e das comunidades onde as cooperativas atuam.

Conteúdos Relacionados