Boletim destaca o calendário das eleições municipais de setembro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

relacoes institucionais 13 09 2024FOTO: TSEA Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (13/09), o Informe Semanal referente ao período de 9 a 13 de setembro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.

Calendário de setembro das eleições municipais

O mês de setembro é decisivo no calendário das eleições municipais no Brasil, com uma série de etapas fundamentais para o andamento do processo eleitoral. No dia 6 de setembro, que marca 30 dias antes do primeiro turno, os partidos políticos e federações preencheram as vagas remanescentes para o cargo de vereador, caso não tenham atingido o número máximo de candidaturas nas convenções. Essa data foi importante para garantir que as candidaturas respeitem os percentuais mínimos e máximos de cada gênero, assegurando a inclusão e a representatividade.

Em 13 de setembro, encerra-se o prazo para a primeira prestação parcial de contas das campanhas. Todos os partidos e candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), o registro detalhado da movimentação financeira e estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro.

Já no dia 16 de setembro, faltando 20 dias para o pleito, todos os pedidos de registro de candidaturas, incluindo aqueles que foram impugnados, devem estar julgados e com decisões publicadas. Essa data também marca o prazo final para a substituição de candidaturas majoritárias e proporcionais, garantindo que o processo eleitoral continue de forma organizada. Encerrando o mês, no dia 30 de setembro, é o último dia para registrar no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) todas as pesquisas de opinião realizadas antes do dia da votação, assegurando o controle sobre a divulgação desses dados.

Ocupação profissional dos candidatos

Conhecer a ocupação profissional de candidatos a vereadores e prefeitos é fundamental para o eleitor avaliar a trajetória e as habilidades que esses indivíduos trazem para a gestão pública. A experiência profissional de um candidato pode fornecer pistas importantes sobre sua capacidade de lidar com questões administrativas, de tomar decisões estratégicas e de gerir recursos públicos de maneira eficiente. Profissionais com histórico em profissões liberais junto com funcionários públicos dominam os quadros de candidaturas, principalmente pela proximidade com representação de categorias organizadas, mas também liberdade de tempo para participar da agenda política.

Além disso, a ocupação profissional de um candidato revela muito sobre seu envolvimento com questões sociais e sua proximidade com os desafios cotidianos da população e de sua profissão. Candidatos que atuam em profissões ligadas ao atendimento direto às pessoas, como professores, médicos ou assistentes sociais, também se destacam entre as candidaturas. Acredita-se que essas atividades de proximidade com a realidade do eleitor seja um diferencial que pode ajudar a nortear ações mais inclusivas e voltadas ao interesse público.

Dados que consideram essas variáveis são chamados de biografias coletivas ou “posopografia”, e na política ajudam a identificar padrões e influências comuns entre grupos de interesses, líderes e representantes. Ao analisar trajetórias semelhantes, é possível entender melhor as dinâmicas de poder, alianças e decisões que moldam o cenário político.

O Informe também demonstra as principais ocupações profissionais declaradas por candidatos e candidatas a vereança e as prefeituras dos 399 municípios do estado do Paraná.

Clique aqui e confira na íntegra o Informe Semanal da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados