Agroleite Castrolanda: Pela primeira vez, Paraná vai planejar cadeia do leite
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dos laboratórios de genética à mesa do consumidor, o leite e seus derivados envolvem segmentos de ne-gócios que vão muito além da propriedade rural – e todos impactam cada vez mais a atividade leiteira, agora também inserida no contexto globalizado, muito mais competitivo. É por isso que, pela primeira vez no Paraná, todos esses segmentos reúnem-se a partir desta terça-feira, dia 10, durante o dia inteiro, em Castrolanda, a 150km de Curitiba, para estabelecer as bases do planejamento estratégico da cadeia produ-tiva do leite, e dando início à quarta edição do Agroleite, o principal evento do setor, já, em nível nacio-nal.
“Vamos reunir aqui, em nosso Memorial da Imigração Holandesa, cerca de 200 pessoas, para repassar os cenários mundial e nacional de produtos lácteos, conhecer um trabalho que encomendamos ao consultor Rogério Berger específicamente sobre o segmento agroindustrial do leite do Paraná. Isso vai das 10h às 16h30, quando pretendemos consolidar num documento o que o Paraná precisa para ter essa cadeia estra-tégicamente planejada”, explica Frans Borg, presidente da Cooperativa Castrolanda, promotora do Agro-leite 2004.
A iniciativa conjunta do Fórum de Planejamento Estratégico é da Faep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, do Sindileite – Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná, por sinal o mais antigo (62 anos) da Federação das Indústrias, e da Ocepar – Organização das Cooperati-vas do Paraná. As palestras sobre os mercados mundial e brasileiro serão, respectivamente, de André Mesquita, diretor da Serlac, e Arthur Voorsluys, diretor de mercado da Parmalat do Brasil. Já a discussão do trabalho da consultoria terá como moderadores Wilson Thiesen, presidente do Sindileite, e Ronei Vol-pi, da Faep.
Terminado o fórum no Memorial, todos os participantes se deslocam ao Parque Municipal de Exposições Dario Macedo, onde às 17h haverá a abertura oficial do Agroleite. “Além de autoridades regionais, esta-duais e nacionais, este ano estará presente um representante do governo do Canadá, o cônsul comercial Daniel Vezina, que veio atraído pela crescente importância do evento como pólo da cadeia produtiva do leite no Brasil”, conta o coordenador do Agroleite, Gerson Medeiros.
Como já é tradição, as atividades deste primeiro dia terão seu ponto alto à noite, novamente no Moinho-Memorial, a partir das 19h, com a entrega das premiações do Troféu Agroleite aos nomes mais destaca-dos de 25 dos segmentos componentes da cadeia produtiva. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovs-ki e o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas participam da abertura da Agroleite nesta terça-feira (10), em Castro.