AGRÁRIA: Protocolo para fábrica de processamento de milho é assinado com o governo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O governador Beto Richa e o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, assinam nesta quarta-feira (19/10), no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR), protocolo de intenções para a instalação de uma indústria que a cooperativa instalará para processamento de milho. O ato acontecerá durante o evento WinterShow 2011, por volta das 11h, no Centro Cultural Mathias Leh, devendo contar a presença de membros dos governos estadual,
regional e local e de dirigentes da Agrária.
Investimento - O empreendimento representa um investimento de R$ 124 milhões e produzirá volume aproximado de 180 mil toneladas por ano, gerando em torno de 65 empregos diretos e outros 400 indiretos. A nova fábrica oferecerá ao mercado produtos como grits e flakes (para indústria cervejeira e alimentícia), germe e película (para rações animais), além de fubá e creme de milho. Ao comentar o fato, o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, disse merecer destaque o apoio que o projeto recebeu do deputado estadual Cesar Silvestri Filho.
Agrária - Atualmente, a cooperativa possui quatro indústrias: maltaria, fábrica de rações, moinho de trigo e indústria de esmagamento de soja. A Agrária registrou em 2009/2010 área de 30,6 mil hectares de milho, com produtividade média de 11,1 mil kg/hectare e produção de 385,8 mil toneladas. Soja, trigo e cevada são outras culturas da cooperativa. Fundada há 60 anos por imigrantes suábios do Danúbio (origem alemã), a Agrária conta com 550 cooperados, 1200 funcionários e três unidades de armazenagem que, juntas, somam cerca de 671,9 mil toneladas. Também fazem parte da Cooperativa a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, a Fundação Semmelweis (hospital) e o Colégio Imperatriz (ensinos fundamental e médio).
Principais dados do novo empreendimento - Fábrica de processamento de milho / Local: Guarapuava / Previsão de início de operação: 2013 / Investimento: R$ 124 milhões / Volume: 180 mil toneladas por ano / Empregos: 65 diretos e 400 indiretos / Produtos: Grits, Flakes, Germe, Película, Fubá e Creme de milho. (Imprensa Agrária)