Aftosa faz Brasil suspender compra de carne do Paraguai

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Paraguai e a Bolívia registraram focos da doença na última semana, aumentando a preocupação do governo e de criadores brasileiros. Como prevenção, o Ministério da Agricultura suspendeu as importações de carne bovina desossada e maturada do Paraguai, após a confirmação de um novo foco no país na região de fronteira com Argentina e Bolívia. Ontem, o Ministério recebeu da embaixada paraguaia a confirmação de um foco numa área indígena - com 300 animais - em Pozo Hondo, departamento de Boquerón. O local fica a 3 quilômetros da fronteira com a Argentina e a 7 quilômetros da Bolívia. O foco foi detectado no dia 8 de julho.

Segunda suspensão - Em setembro de 2002, o Brasil suspendeu as importações de carne bovina com osso, desossada e de animais vivos do Paraguai após a ocorrência de um foco na província de Canindeyú, na fronteira com o Mato Grosso. Em 6 de novembro passado, apenas a importação de carne desossada e maturada voltou a ser permitida, à exceção da província afetada. Pozo Hondo fica a 440 quilômetros do Mato Grosso do Sul. Na Bolívia, o foco foi detectado na província de Chuquisaca, a 640 quilômetros da fronteira com o Mato Grosso do Sul. O Brasil já está fechado para carnes e animais da Bolívia, segundo informou o Ministério da Agricultura. (Fonte: Gazeta Mercantil).

Liberada entrada de carne em SC - Portaria do Ministério que deve ser publicada hoje no Diário Oficial libera a entrada, em Santa Catarina, de carne bovina com osso de 14 Estados considerados áreas livres de aftosa com vacinação. A medida desagradou à Federação de Agricultura de Santa Catarina (Faesc), já que o Estado tem status de área livre sem vacinação. Para a Faesc, a medida é "uma violência", que coloca em "risco" o Estado e "joga no lixo" o trabalho da vigilância em Santa Catarina. A Faesc disse que o governo "cedeu à pressão de outros Estados". Jamil Gomes de Souza afirmou que a decisão se baseou em princípios técnicos e científicos. Segundo ele, a vigilância nos 14 estados mostrou que eles não apresentam atividade viral. Os Estados são: PR, RS, SP, MT, MS, GO, MG, RJ, ES, BA, SE, TO, DF e RO. (Fonte: Jornal Valor)

Conteúdos Relacionados