ABRATES: ISTA E AOSA, o futuro da análise de sementes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A International Seed Testing Association (ISTA) está perto de completar 100 anos e se prepara para abrir novos caminhos para o desenvolvimento da pesquisa de sementes. A entidade, fundada em Cambridge, na Inglaterra, em 1924, e a Association of Official Seed Analyst (AOSA) participam do Painel 3, no XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que acontece de 12 a 15 de setembro, em Curitiba.
Programação - O painel abre a programação do dia 13 de setembro. Participam o secretário-geral da ISTA, Andrea Wais, e o professor Sabry Elias, da Universidade Estadual do Oregon (EUA), membro da AOSA.
Desafios - Os dois vão proferir palestras em que apontam os desafios das duas associações no contexto atual mundial, que ainda está sob os impactos da pandemia do Coronavírus e da guerra entre a Rússia e Ucrânia.
Laboratórios - Embaixo do guarda-chuva da ISTA estão 150 laboratórios em 83 países no mundo. O secretário-geral da associação, Andrea Wais destaca que a estratégia da associação foi revisada para o período de 2022 a 2025, com a escolha do primeiro presidente da Ásia, o doutor Keshavulu Kunusoth, da Índia. “Os passos seguintes ajudarão a ISTA a crescer ainda mais e manter sua importante posição para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2, das Nações Unidas de Fome Zero”, afirma Wais.
Novas Tecnologias - Com o tema “International Seed Testing Association (ISTA) for the next century” (ISTA preparada para o próximo século), Wais vai falar sobre os investimentos que a associação está fazendo em tecnologias para análises de sementes. Inovações que serão incluídas nas Regras para Análise de Sementes da entidade para análise de sementes.
Inovações - Essas inovações foram apresentadas, recentemente, no 33º Congresso da ISTA, na cidade do Cairo, Egito, este ano.
Capacitação - A ISTA também tem investido em capacitação de profissionais, especialmente em regiões fora da Europa e América do Norte. “Isso é feito em níveis regionais e locais, através de colaboradores, com parceiros governamentais e industriais, com destaque na região do Rio Mecom, no Sudoeste da Ásia, e em toda a África, juntamente com a União Africana e associações de sementes regionais na Ásia, América do Sul e Central”, afirma Wais.
Futuro - Sobre o futuro da ISTA, Wais, ressalta que a associação também iniciou um programa de apoio aos jovens, através do treinamento por meio de workshops e intercâmbio com outros laboratórios credenciados. “Esta ação financeira faz parte da iniciativa Young@ISTA em que os jovens analistas de sementes e cientistas podem encontrar apoio e ganhar experiência”, avalia o secretário-geral.
Especiais - Dentro de sua influência mundial, a ISTA também está aumentando o número de espécies subtropicais para entrar nas Regras de Análise de Sementes associação. Isso foi, parcialmente, iniciado no ano passado, com mais esforço e apoio já que, um número cada vez maior de espécies está sendo ofertado no comércio internacional.
Prévia - Essa é só uma prévia do que os participantes terão no painel, que contará ainda com a palestra “Diferent Seed Testing Organization – One Goal (Diferentes Organizações de Análise de Sementes – Um Objetivo), proferida pelo professor e membro da AOSA, Sabry Elias.
Demandas- A palestra, entre outros pontos, irá colocar luz sobre as demandas da pesquisa e as oportunidades do mercado de sementes. Sabry propõe um olhar sobre as funções de organizações como a AOSA na análise de sementes, os sistemas de credenciamento em laboratórios e a diferença entre testes e programas de certificação.
Panorama - O professor também traça um panorama da gestão de qualidade de testes de sementes e esclarece como as organizações podem colaborar com os laboratórios de análises, explicando a diferença entre testagem e programas de certificação.
Cadeia de sementes - A participação de Sabry no painel é importante também para os profissionais da cadeia de sementes, interessados em saber qual organização é mais interessante para os laboratórios ingressarem.
Programação - Confira a programação completa do XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) no site XXI CBSementes - Congresso Brasileiro de Sementes. (Assessoria de Imprensa da Abrates)
Serviço:
XXI Congresso Brasileiro de Sementes
Data: 12 a 15 de setembro de 2022
Local: Expo Unimed, Curitiba (PR)
Inscrições: https://www.cbsementes.com/