8 DE MARÇO: O empoderamento da mulher através da fotografia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“O empoderamento da mulher através da fotografia”. Este foi o tema da palestra realizada pela fotógrafa Dani Antunes, na manhã desta sexta-feira (08/03), em homenagem às 58 mulheres que trabalham no Sistema Ocepar. Reunidos no auditório da Casa do Cooperativismo no Paraná, em Curitiba, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, todos os 120 funcionários das três entidades que integram o Sistema, Fecoopar, Ocepar e Sescoop/PR, ouviram a mensagem do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, direto de Brasília, onde está cumprindo uma agenda oficial. Através de um vídeoconferência, em companhia da gerente geral da OCB, Fabíola Nader Motta, e de um grupo de funcionários de algumas áreas que estão no Planalto Central para um treinamento, Ricken destacou sobre o papel importante das mulheres no cooperativismo brasileiro.
Dia especial - Para Ricken, esta data tem que ser lembrada sempre, para que cada vez mais as mulheres sejam respeitadas em seus direitos. “Hoje é um dia muito especial. Desejo que a mãe de Deus proteja nossas mulheres. Lembro com muito carinho das minhas avós e da mãe maravilhosa que tive. Agradeço por ter encontrado uma esposa perfeita, a paixão da minha vida, que amo mais que tudo há mais de 40 anos. Uma filha maravilhosa que nos deu netos lindos e inteligentes. Quatro irmãs, uma mais querida que a outra. Agradeço também por ter grandes amigas, profissionais que convivo no dia a dia com muito orgulho e tantas amigas especiais que fazem a vida da gente ser mais feliz. Até os poetas já escreveram os versos mais lindos para elas”, frisou.
Palestra - Dani é especialista em direção de mulheres que nunca fotografaram antes. Durante 50 minutos ela falou somente para as mulheres do sistema, sobre os principais detalhes para que se possa captar o que cada uma tem de melhor. “Acredite, todas nós temos potencial para sairmos incríveis numa fotografia!”, destacou.
Qual roupa? - Sobre o look para ser fotografada, Dani frisa: “aposte em peças sem estampa, confortáveis e que te representem. Os acessórios usem aqueles que você já está acostumada”. Dani destaca calças com bolso facilitam na hora da pose, evitar roupas muito justas que marquem partes do corpo que deixam desconfortável. Ela completa: “caso você escolha fazer este retrato para uso profissional, escolha um look que represente a sua profissão, pode inclusive trazer objetos que você usa no dia a dia do seu trabalho.
Maquiagem - Para um bom registro fotográfico da mulher, a especialista recomenda uma maquiagem com pele leve e o batom que de sua preferência. “Evite olhos escuros e cílios muito longos, pois isso gera sombra sobre seus olhos. Bases com efeito matte, tendem a estourar no flash, dê preferência para bases hidratantes”.
Estúdio - Após a palestra, todas foram convidadas para uma sessão de 15 fotos cada, para registrar a celebração do Dia Internacional das Mulheres de forma diferente. Este evento foi uma iniciativa da Associação dos Funcionários (Afoca), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do Sistema Ocepar.