8 DE MARÇO: A força da mulher no cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nesta sexta-feira (08/03), Dia Internacional das Mulheres, o Sistema Ocepar parabeniza especialmente as cooperadas, esposas e filhas dos cooperados, as lideranças feminina e jovem, as colaboradoras, enfim, todas as mulheres ligadas direta ou indiretamente ao cooperativismo. O movimento cooperativista conta com uma relevante participação feminina, que aumenta cada vez mais o seu protagonismo e contribui para que as cooperativas prossigam atuando de forma diferenciada, mantendo seus valores e princípios em todos os lugares onde está presente.
Representatividade - No Brasil, as mulheres representam 41% dos mais de 20 milhões de cooperados no Brasil, segundo o Anuário do Cooperativismo divulgado pelo Sistema OCB. No Paraná, elas respondem por cerca de 35% do quadro social e 45% do quadro funcional, de acordo com a Gerência de Monitoramento e Consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). E quando o assunto é a busca por qualificação, elas também se destacam por representar 55% das participações em atividades de desenvolvimento profissional voltadas aos colaboradores das cooperativas executadas com apoio do Serviço Sescoop/PR no Estado.
Liderança - A presença feminina em postos de liderança também está ganhando cada vez espaço nas cooperativas paranaenses. Ocupando o cargo de presidentes de cooperativa são 11 mulheres (4,5% do total); vice-presidente são 17 (9,1% do total) e demais funções de governança 157 (13,1% do total). Nos Conselhos Fiscais, elas são 168, ou seja, representam 16,9% do total de conselheiros fiscais.
FOTOS: Arquivo cooperativas