Palestra sobre desafio do agro e lançamento de nova cultivar de cevada encerram WinterShow 2025

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, o Centro de Eventos Agrária, no Distrito de Entre Rios (PR), recebeu mais de quatro mil pessoas para a 22ª edição do WinterShow. O último dia do evento foi marcado por uma importante discussão sobre o desfio do agronegócio brasileiro e pelo lançamento de uma nova cultivar de cevada, resultado do programa de melhoramento genético da Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária.

Após oito sessões de apresentações simultâneas com pesquisadores da Fundação e outras duas palestras magnas, a organização do WinterShow convidou o biólogo e apresentador de televisão Richard Rasmussen para fazer a fala de encerramento dessa edição do evento. Ele abordou a relevância do agronegócio para o Brasil e salientou como as práticas conservacionistas adotadas internamente estão à frente das realizadas em outros países. “O Brasil tem o maior percentual de área terrestre protegida mundialmente e o agro tem papel importante nisso, pois o agro precisa da natureza”, enfatizou.

A parte final do WinterShow 2025 ainda contou com o lançamento da cultivar Condessa, a quarta variedade de cevada desenvolvida pelo programa de melhoramento genético da Fapa. “A Condessa é fruto de um trabalho de 10 anos e nasce para atender as necessidades do produtor e da indústria”, afirmou o pesquisador Noemir Antoniazzi.

Para o superintendente Agrícola e Social da Cooperativa Agrária, André Spitzner, o WinterShow 2025 atingiu o objetivo de mostrar como a pesquisa de forma integrada reflete em melhorias no desempenho das culturas no campo. “Nossos pesquisadores trouxeram em suas palestras temas atuais, com foco em soluções para a atividade do produtor rural que trabalha com as culturas de inverno”, avaliou.

O WinterShow é um evento realizado pela Agrária e pela Fapa. A edição 2025 contou com o patrocínio diamante da Bayer. Patrocínio ouro da Cresol, Rovensa Next e Sicredi. São patrocinadores prata Adama, Basf, Corteva, CropChem, FMC, Ihara, Inquima, Sicoob Sul, Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema Faep e Syngenta. E patrocínio bronze de Green Farm, Itambé, Itaú BBA, Novo Horizonte, Ouro Fino Agrociência, Rocha Logística e Terminais Portuários, Sumitomo Chemical, Spraytec e Timac Agro. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados