AGRO: Campeões de produtividade viajam dia 27 para os EUA e Canadá
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os cooperados e técnicos vencedores da edição deste ano do 12º Prêmio de Super Produtividade de Soja promovido pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, seguem no dia 27 deste mês para um roteiro com a duração de uma semana pelos Estados Unidos e Canadá.
Roteiro I - Nos EUA, a agenda inclui uma programação de visitas a universidades, fazendas de referência, à fábrica de colheitadeiras da John Deere e à Farm Progress Show, uma das maiores e mais importantes feiras tecnológicas em todo o mundo, que neste ano será sediada em Decatur, no Illinois.
Roteiro II - Já no Canadá, a comitiva vai conhecer uma cooperativa e o Porto de Montreal, estando programada ainda uma reunião com startups visando um intercâmbio de oportunidades com empresas ligadas ao agro.
Categorias - Os produtores concorrentes do Prêmio Super Produtividade participaram em três categorias: 1ª) altitude acima de 550m, 2ª) abaixo de 550m e 3ª) arenito (com menos de 20% de teor de argila).
Campeões I - Na primeira, o ganhador e recordista foi Cleber Veronese, de Maringá, assistido pelo engenheiro agrônomo Walmir Schneider, da Cocamar/Maringá, com a média de 252,34 sacas por alqueire na área do concurso, ou 6.256 quilos por hectare (kg/ha).
Campeões II - Na segunda, a primeira colocação ficou com Waldir Eudes Waldrich, de Arapongas, com a média de 218,20 sacas/alqueire (5.410 kg/ha), orientado pelo engenheiro agrônomo Roverson Islan Flach, da unidade local da cooperativa.
Campeões III - E, na terceira, o produtor César Luis Vellini, de Jardim Olinda, com o programa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), onde obteve a média de 228 sacas de soja por alqueire (5.650kg/ha), com assistência técnica prestada pelo engenheiro agrônomo Douglas Chagas do Nascimento, da Cocamar/Paranacity. (Assessoria de Imprensa Cocamar)