Sicoob Meridional avança na busca pela excelência em gestão, com apoio do Sescoop/PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
FOTO: Sicoob MeridionalO Sicoob Meridional, cooperativa de crédito sediada em Toledo, no Oeste do Estado, concluiu uma etapa importante dentro do Programa de Excelência em Gestão (PEGCoop), promovido pelo Sistema Ocepar e executado por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), com a realização do workshop de encerramento do Diagnóstico Assistido de Governança e Gestão.
“A efetividade do diagnóstico assistido nos direcionou para enxergarmos os pontos fortes e oportunidades de melhoria, facilitando a nossa tomada de decisão e o redirecionamento do foco, oportunizando uma gestão mais eficiente e eficaz, que está apresentando melhores resultados, competitividade e crescimento sustentável”, afirma a diretora Administrativo Financeiro do Sicoob Meridional, Neuza Terezinha Maciel Bolson.
“Mesmo estando no programa há oito anos, nunca tivemos antes a oportunidade de participar de uma consultoria no nível que foi o do diagnóstico assistido. Foi fundamental para o grupo entender e perceber a importância do PEGCoop para o desenvolvimento da cooperativa, nos auxiliando, dessa forma, a enxergar o que de fato precisamos fazer, onde agir e como agir para buscar a excelência”, acrescenta a analista de Processos, Amanda Hissamura Dias.
Fundada em 17 de julho de 2002, atualmente o Sicoob Meridional possui mais de 75 mil cooperados, uma equipe de 325 colaboradores, ativos no valor de R$ 2 bilhões e agências de atendimento nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Neuza lembra que a cultura por melhoria contínua em gestão e processos começou a ser implementada na cooperativa em 2018, quando a conselheira Solange Pizon conheceu o PEGCoop. Na época, Solange ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração e convidou alguns líderes para compor um Comitê para, juntos, iniciar a nova jornada.
A diretora ressalta ainda como o processo vem evoluindo, desde então. “O diagnóstico de governança e gestão é extremamente importante, pois nos ampara, direciona e esclarece o caminho a seguir e, assim, com envolvimento de toda a nossa liderança, aprimoramos muitos procedimentos que achávamos que já se encontravam dentro de um padrão, otimizando o entendimento e o alcance de um resultado que proporciona maior segurança na condução de nossas decisões”, afirma.
Além disso, tem contribuído para o planejamento estratégico da cooperativa. “No planejamento estratégico, temos que dar continuidade no desenvolvimento de diversas frentes. Este programa vem ao encontro com o trabalho que estamos realizando para a entrega dos planos de ação, no qual os indicadores estão direcionando para a efetiva entrega dos objetivos”, esclarece.
Neuza e Amanda frisaram a relevância do suporte fornecido pelo Sescoop/PR. “O apoio do Sescoop/PR está sendo fundamental para uma entrega com a qualidade que nos comprometemos a fazer, seja nos processos, procedimentos e na satisfação dos nosso cooperados, no atendimento de suas expectativas e anseios”, frisa a diretora.
“O Sescoop/PR nos auxilia no dia a dia em todas as dúvidas referentes as questões, nos dando suporte e nos ajudando a entender o que precisamos comprovar e o que precisamos fazer para alcançar o êxito nas referidas questões”, complementa Amanda.
Elas também ressaltam as mudanças que o PEGCoop tem promovido. “A principal foi o entendimento e a compreensão da atual situação da cooperativa, da nossa realidade. Assim, percebemos o compromisso de todos os envolvidos com uma entrega de qualidade, que nunca se finda, pois a evolução é constante e permanente”, na avaliação de Neuza.
Para Amanda, o direcionamento proporcionado pelo programa ao planejamento estratégico e a execução das ações permitiu o alinhamento dos esforços de forma a obter resultados mais satisfatórios na busca pela excelência, “visto que os setores passaram a olhar mais internamente, revendo os processos, registrando atividades e promovendo a cultura de melhoria contínua”, destaca.
Sobre o PEGCoop
O PEGCoop é uma iniciativa vinculada ao Projeto 11, intitulado “Instrumentalização da Gestão”, do Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC300), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. Implementado em 2023, atualmente conta com 27 cooperativas aderentes. “Trata-se de um programa que busca apoiar as cooperativas na evolução das práticas de gestão e de governança, incentivando a melhoria contínua para ampliar a competitividade, maximizar os resultados e transformar os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e resilientes”, esclarece o coordenador de Desenvolvimento do Sescoop/PR, Emerson Barcik.
Os diagnósticos são realizados utilizando a metodologia desenvolvida pelo Sistema OCB, com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), seguindo o Modelo de Excelência de Gestão (MEG) e, ainda, o Manual de Governança Cooperativa do Sistema OCB.
O Diagnóstico de Governança e Gestão possui quatro níveis de maturidade: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso para a Excelência, Rumo à Excelência e Excelência. O Sicoob Meridional encontra-se no nível Rumo à Excelência.
O programa, que é aplicado em ciclos anuais, oferece um instrumento de autoavaliação que permite um diagnóstico objetivo dos processos e práticas de governança e gestão, ou seja, uma avaliação completa do modelo de gestão adotado pela cooperativa, resultando na identificação dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria. Além disso, gera indicadores para acompanhamento do processo de aperfeiçoamento das práticas de governança e gestão, visando a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento.
Os instrumentos de avaliação são divididos em dois questionários, de Governança e de Gestão. Após o preenchimento, a cooperativa recebe, de forma automática, a devolutiva, a partir da qual as oportunidades de melhoria são apresentadas e será possível definir e implementar ações para o seu desenvolvimento, com apoio do Sescoop/PR.