REUNIÃO INSTITUCIONAL: Integrada inicia novo ciclo de planejamento estratégico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com sede em Londrina (PR), a Integrada Cooperativa Agroindustrial iniciou neste ano a Rota 843, um novo ciclo de planejamento estratégico. O objetivo do plano é melhorar a estrutura de capital, reduzir a alavancagem e, até 2025, alcançar um faturamento de R$ 8 bilhões. Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a Integrada cresceu 36,9%, faturando R$ 4,4 bilhões. Os indicadores econômicos da cooperativa foram um dos temas discutidos durante a reunião institucional do Sistema Ocepar com a Integrada, na manhã de terça-feira (20/04).

Melhorias - Realizada por videoconferência, o encontro foi aberto pelo presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, que afirmou que a Rota 843 foi um plano desenvolvido em consonância com as premissas do PRC 200, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, estruturado pelo Sistema Ocepar. “Buscamos melhorias da governança e criamos cinco comitês: compliance, gestão de risco e auditorias; finanças e estratégias; pessoas; LGPD, além do comitê de cultura, com o objetivo de fortalecer e disseminar a todos os colaboradores, princípios, valores e a missão da cooperativa”, explicou.

Alinhamento -“Realizamos o nosso planejamento estratégico em alinhamento ao PRC 200, tentando buscar melhorias não apenas nos indicadores econômicos, mas também nos demais processos de gestão e mercado”, disse Hashimoto. Fundada em 1995, a Integrada tem 11 mil cooperados e 1.806 funcionários.

Parâmetros - Segundo Hashimoto, a reunião institucional com o Sistema Ocepar traz muitas informações que são absorvidas por toda a equipe de gestores da cooperativa, sendo também repassadas aos membros dos conselhos de administração e fiscal. “Consideramos esse encontro muito importante, para ter esta discussão e ter parâmetros comparativos e indicadores que nos subsidiam com dados relevantes”, afirmou.

Informações - A promoção de reuniões institucionais faz parte das estratégias do Sistema Ocepar para informar as associadas em relação aos principais assuntos que norteiam a organização no momento, bem como para atualizá-las em relação aos indicadores do cooperativismo e da cooperativa em questão, inclusive, com um comparativo com outras cooperativas do mesmo ramo e porte. Nessas reuniões, também são tratados assuntos relacionados ao Sescoop/PR, com a apresentação das áreas de Monitoramento, Profissionalização, Promoção Social e Gestão Estratégica, e as ações que as cooperativas podem executar, com o suporte financeiro do “S” das cooperativas.

Temas - Além dos indicadores econômicos, a atuação do Sistema Ocepar, cenários do cooperativismo paranaense, assuntos da área sindical e o novo planejamento estratégico do setor, o PRC 200, foram temas da reunião institucional com a Integrada. Pelo Sistema Ocepar, participaram o presidente, José Roberto Ricken, os superintendentes Leonardo Boesche (Sescoop/PR), Nelson Costa (Fecoopar) e Robson Mafioletti (Ocepar), além de gerentes, coordenadores e analistas de diversas áreas.

Conteúdos Relacionados