Evento teve quatro trilhas de conhecimento realizadas simultaneamente
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
Quatro salas temáticas funcionaram simultaneamente na tarde dessa quinta-feira (31/10), durante a programação do Fórum da Região Sul, iniciado de manhã, em Foz do Iguaçu, com palestras do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre de Souza Agra Belmonte, e do médico Marcos Mendanha, que discorreram sobre Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e Saúde mental, respectivamente.
Os trezentos participantes do evento tiveram a opção de acompanhar os assuntos de maior interesse, divididos nas seguintes Trilhas do Conhecimento: Recursos Humanos, Saúde e Segurança no Trabalho, Contábil e Tributária e Jurídica. Em cada sala foram realizados três painéis, com espaço para a explanação dos especialistas e esclarecimento de dúvidas. Ao todo, foram convidados cerca de 20 profissionais de diferentes áreas para serem os painelistas. Houve ainda a participação dos mediadores.
A Trilha do Conhecimento RH discutiu Inteligência Artificial para Recursos Humanos, com Ricardo Engelbert; Gestão de terceiros, com o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz e com a professora Leila Dissenha, e Diversidade geracional, com Natália Castro.
A Trilha Saúde e Segurança do Trabalho debateu o tema Agentes nocivos, com Moacir Ceriguelli e Camilo Gomes de Macedo; Silos, combustíveis e riscos, com Ricardo Silva e Key Fonseca de Lima, e Cultura de segurança, com o desembargador Amarildo Carlos de Lima e Marco Villatore.
Na Trilha Contábil Tributária foram tratados os seguintes assuntos: Data Analytcs, com Gildo Freire; Como as normas contábeis internacionais podem impactar as cooperativas no Brasil, com Laudelino Jochem; e Reforma Tributária, com o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, e com o auditor fiscal e assessor do gabinete da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil Roni Peterson Brito.
Na Trilha Jurídica esteve em debate a questão Aspectos legais da igualdade salarial e equidade de gênero: desafios e oportunidade, com o desembargador Célio Horst Waldraff e Claudia Trancozo; Direito digital: IA e os impactos na advocacia, com Rafael Reis e Gisele Uno, e Recuperação judicial e falência do cooperado, com Alexandre Nasser. (Comunicação Sistema Ocepar. Fotos: Juliano Pimentel)