COMPLIANCE DAY: Não podemos ter medo de abraçar a mudança, diz Letícia Sugai
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o tema “Uma manhã pela integridade”, foi realizado, na manhã desta terça-feira (26/04), o 2º Compliance Day. Promovido pelas entidades do Sistema S no Paraná, e tendo o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) como anfitrião, o evento compõe uma série de ações de promoção e conscientização acerca de temas tão debatidos atualmente, como integridade corporativa, transparência, conformidade, ética e conduta. “São assuntos que devemos trabalhar frequentemente para que possamos fortalecer a cultura do compliance”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em sua fala de abertura.
Participação - Realizado no formato online, com transmissão pela TV Paraná Cooperativo, Canal do Sistema Ocepar no Youtube, o evento reuniu mais de 500 funcionários e gestores do Sebrae, Sesc, Senac, Sesi, Senai, Senar, Sest, Senat e Sescoop/PR, bem como das entidades ligadas ao setor produtivo, entre as quais, da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Paraná, e Sistemas Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Fecomércio (Federação do Comércio do Paraná), Faep (Federação da Agricultura do Paraná), e Fetranspar (Federação do Transporte de Cargas do Paraná).
Palestra - A programação, aberta pelo presidente do Sistema Ocepar, e que teve também a participação do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, teve como destaque palestra com a especialista em Compliance Letícia Sugai, presidente do Instituto Paranaense de Compliance (Ipacom), eleita uma das 10 consultoras de compliance mais admiradas do Brasil em 2021, segundo o anuário Compliance ON TOP, e criadora do Movimento “Integridade sempre vale apena”.
Que mundo é esse? - Letícia iniciou sua fala fazendo uma contextualização sobre o atual momento de mundo, em especial as características do mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), e que segundo estudiosos já evoluiu para o BANI (Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível). Abordou sobre propósito e também sobre a importância da opção padrão e como ela induz os nossos comportamentos. “A opção ética padrão interfere nos comportamentos e, consequentemente, nos resultados obtidos. O desafio é fazer com que a opção ética padrão seja a opção pano de fundo para a tomada de todas as nossas decisões. Mas será que isso tem acontecido?”, questionou.
Desafio - “Estamos diante de um momento de transformação, de mudança, de falar em como a integridade, a ética e a transparência, são relevantes no nosso cotidiano. E nós não podemos ter medo de abraçar essa mudança, porque quando nós conseguimos fazer isso com eficiência e alegria, também somos mais eficazes e assertivos na entrega dos nossos resultados”, disse Letícia. Diante disso, destacou a palestrante, superar uma mentalidade conformista é o grande desafio do momento no que se refere ao compliance.
Assista e divulgue - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, encerrou o evento agradecendo a oportunidade de sediar 2º Compliance Day. “Para nós é extremamente importante que o nosso público participe desse tipo de evento porque o compliance é um tema que veio para ficar. E não basta estar em compliance, precisamos demonstrar para quem nos fiscaliza que isso realmente é uma prática do dia a dia. Então, quem não pode assistir o evento de hoje ainda terá oportunidade. O evento foi gravado e pode acessado por meio da TV Paraná Cooperativo”, contou.
Acesse aqui - Para conferir a gravação do 2º Compliance Day basta clicar no link abaixo. Importante: é preciso registrar a participação para que o acesso seja liberado.
Link de acesso ao 2º Compliance Day
Rádio PR Cooperativo - Clique nos títulos abaixo para ouvir os materiais de áudio produzidos pela equipe de Comunicação do Sistema Ocepar sobre o 2º Compliance Day.
Momento é bom para falar em ética, integridade e compliance
Temos que superar a mentalidade conformista