SUÁBIOS NO BRASIL: Festa em Entre Rios prossegue com inauguração do Museu da Imigração

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Festa dos 60 anos da comunidade de suábios do Danúbio no Brasil foi aberta na quarta-feira (04/01), com um culto ecumênico onde padres e pastores lembraram e destacaram a história desta etnia no país. Depois, seguindo as tradições alemãs, foi aberto o primeiro barril do chopp que será consumido durante os cinco dias de festividades. “Estamos animados com a presença do público. A Festa está apenas começando e teremos muitas atrações até domingo”, afirmou o presidente da Agrária, Jorge Karl. As festividades terão intensa programação na tarde desta quinta-feira (05/01), com a inauguração das novas instalações do Museu da Imigração Suábia, localizado em Entre Rios (Guarapuava). O governador Beto Richa confirmou presença, assim como demais autoridades políticas e lideranças do cooperativismo. 

Acervo – O novo prédio, que representa um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, mescla um vasto acervo histórico e visual que retrata a imigração dos suábios, sua cultura e as contribuições ao fortalecimento do Brasil, por meio da Cooperativa Agroindustrial Agrária.

Estrutura - De antigos utensílios às mais diversas tecnologias de mostra museal, o espaço cultural é dotado de uma biblioteca com aproximadamente 15 mil títulos, totens fotográficos, sala de projeção, linhas de tempo, objetos comunitários que retratam a religião e o esporte, trajes típicos e demais artifícios que levam o visitante ao périplo desta etnia, que tem início na Alemanha, passagem importante pelo leste europeu (Croácia, Iugoslávia e Hungria), Áustria e Brasil, além do recorte agrícola, com tema das cinco culturas principais: cevada, soja, trigo, milho e aveia.

Histórico – O Museu foi inaugurado há 20 anos e funcionava anteriormente ao lado do prédio da Agrária (na antiga sede da cooperativa) até que, em novembro de 2010, uma intensa chuva de granizo atingiu a região e danificou suas instalações e atingiu parte do acervo. Desde sua inauguração, o Museu recebeu milhares de estudantes da região, autoridades, diplomatas e agricultores do Brasil e do exterior, além de cooperativistas e jornalistas. (www.suabios.com.br)

{gallery}noticias/2012/Janeiro/5/201215144631/{/gallery}

Conteúdos Relacionados