ESTIAGEM III: Região afetada é maior que a de 2011

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A safra passada também teve La Niña, mas a estiagem afetou uma região menor do que a atual. Apesar de as perdas ainda não terem sido avaliadas com exatidão, zonas agrícolas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que atravessaram a verão de 2011 sem quebra expressiva agora reclamam da estiagem. Mais de 70 municípios catarinenses e gaúchos decretaram emergência por falta de água.

Paraguai - O Paraguai, que teve uma de suas melhores safras na última temporada, também registra irregularidade no regime de chuvas. Se o clima seco se prolongar, regiões com déficit hídrico tendem a confirmar quebras, como vem ocorrendo no Paraná.

Argentina - Na Argentina, a preocupação se espalha. Lavouras de soja e de milho sentem os efeitos da falta de água e mostram sinais de estresse. Uma parcela maior que a normal das plantações do cereal pode ser destinada para alimentação animal. Ano passado, a chuva chegou em 5 de janeiro, o que não deve ocorrer desta vez. O tempo fica seco nas regiões agrícolas também nos próximos dias, conforme as previsões meteorológicas. (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados