Sicredi PR se prepara ao planejamento estratégico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nos dias 28 e 29 de julho, dirigentes e gerentes regionais e de controladoria das cooperativas SICREDI no Paraná se reuniram no Hotel Vila Velha, em Ponta Grossa, para o Seminário Semestral de Avaliação Estratégica. O seminário foi realizado com objetivo de proporcionar uma reflexão sobre os principais temas de impacto na sustentabilidade e perpetuação do sistema no Paraná, objetivando avaliar o plano de metas e aculturamento para livre a livre admissão. "O seminário foi ótimo, nos mostrou que no primeiro semestre o desempenho foi bom, e nos permitiu ver a quanto andamos para atuar com o público urbano. Estamos bem, mas não podemos achar que devemos entrar na livre admissão sem conhecimento de causa", afirmou o presidente da Central Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes.

Planejamento qüinqüenal - O evento também serviu como preparação ao seminário de planejamento estratégico que será realizado nos dias 16 e 17, em Londrina, e 18 e 19, em Cascavel, com a participação da Confederação e do Banco Cooperativo SICREDI, quando serão delineadas as grandes diretrizes do sistema para os próximos cinco anos. Na manhã do primeiro dia, após a abertura feita pelo presidente da Central SICREDI Paraná, Seno Cláudio Lunkes, e as apresentações feitas pelos gerentes Reginaldo Pedron e Cesar Schmidt, o técnico do Departamento de Organização Financeira - Deorf, do Banco Central em Curitiba, Odair Túlio, fez uma palestra sobre o tema "Premissas para aculturamento de cooperativas de livre admissão".

Palestras - No final da manhã ocorreram ainda duas palestras, a primeira feita pela associada da SICREDI Cataratas do Iguaçú e presidente da Associação Comercial e Industrial de Medianeira (Acime), Margarete Caovila, enfocando a parceria entra a associação e a cooperativa; a segunda proferida pelo gerente regioal da SICREDI Pioneira, Gilmar M. Uberti Minuzzi, sobre as experiências da cooperativa nos grandes centros. À tarde os trabalhos foram coordenados pelo superintendente da Central, Inácio Cattani, onde os dirigentes e gerentes foram divididos em quatro grupos: política para os grandes centros, rentabilidade, parceria com associações comerciais e entidades de classe, e aptidão para enfrentar riscos. Cada grupo definiu as linhas de atuação do SICREDI nesses temas, cujas conclusões foram apresentadas e discutidas no segundo dia do seminário. As palestras dos convidados realizadas pela manhã ofereceram conteúdo para as discussões dos grupos.

Conteúdos Relacionados