SHOW RURAL II: Coodetec apresenta lançamentos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na área demonstrativa da Coodetec no evento, de aproximadamente meio hectare, estarão expostos ao longo da semana lançamentos e variedades pré-comerciais de soja, algodão e híbridos de milho. Trinta técnicos e pesquisadores se revezam no atendimento aos visitantes, que também são convidados a freqüentar um mini-auditório, onde acontecerão palestras técnicas. Nesta edição do Show Rural estão presentes representantes do CIB-Conselho de Informações sobre Biotecnologia, onde haverá o workshop “Estudo Econômico sobre Transgênicos”, com Anderson Galvão, palestras com agricultores europeus, e apresentação de estudos com o professor José Maria da Silveira, da Unicamp.

Soja - A Coodetec apresenta 21 variedades de soja, entre comerciais, lançamentos e pré-comercias, sendo 10 comerciais,10 RRs (tolerância ao gliphosate) e uma variedade AP (alto teor de proteína). Todas com alto potencial produtivo, abrangendo todas as regiões produtoras de soja do sul do Brasil e do Paraguai. Entre os trabalhos que serão demonstrados, 3 variedades contendo o gene RR e uma convencional foram semeadas antecipadamente no início de outubro, com o objetivo de demonstrar o grande potencial produtivo e adaptativo das mesmas, as quais, devido ao ciclo, possibilitam a semeadura do milho safrinha na seqüência. Será evidenciada a inovação em relação ao ciclo, hábito de crescimento, adaptação, potencial de rendimento de grãos, tolerância às doenças e nematóides, propiciando uma maior flexibilidade de escolha de variedades.
Em soja a CD 225RR, com indicação de cultivo para o PR, MS sul, SC e RS, atenderá àqueles agricultores que desejam semear a soja antecipadamente visando o cultivo de milho safrinha na seqüência. Tem ciclo rápido e hábito de crescimento indeterminado. Alto teto produtivo nos plantios do cedo e tolerância ao gliphosate. A CD 226RR, indicada para as regiões do PR, MS sul, SC e RS, cultivar de alto teto produtivo como destaque, adaptabilidade, resistência aos nematóides de galha e ao acamamento e tolerância ao gliphosate. E a CD 224, variedade convencional que terá indicação de cultivo para o PR, MS sul, SP, SC e RS, trás como destaque o alto potencial produtivo, adaptação, resistência ao acamamento e resistência aos nematóides de galha.

Milho - A Coodetec apresenta seu portfólio comercial de híbridos para safrinha, silagem e safra normal. Com os lançamentos deste ano, a empresa, agrega 04 híbridos para atender os agricultores das regiões Sul (CD 310 e CD 382) e Central do Brasil (CD 351 e CD 356). Os visitantes também poderão conhecer 02 híbridos pré-comerciais para a região sul. Estes novos materiais, são resultado das inovações da empresa, que investiu em uma nova UBS para a produção de milho em grande escala, com alta tecnologia e qualidade de produtos e serviços. O híbrido CD 310, em lançamento,  tem recomendação para a safra normal, cultivo em alto investimento nas regiões abaixo de 700m , SP(Sul), MS, PR, SC e RS. É precoce e tem grão semi-duro alaranjado. E o CD 382 tem recomendação para a safra normal, para médio alto investimento nas regiões altas e baixas de MG, MT, MS, GO, SP, PR, SC e RS. É precoce, de grão semi-dentado amarelo, folhas semi-eretas. Apresenta boa tolerância a cercospora e excelente empalhamento. Os dois híbridos tiveram expressivos resultados de rendimento nas regiões indicadas e serão comercializados a partir da próxima safra.

Algodão - A Coodetec está apresentando cinco variedades comerciais, de um total de dez variedades já lançadas no mercado. São materiais adaptados e produtivos que atendem as demandas de norte a sul do Brasil e do Paraguai. A Cooperativa prepara para as próximas safra, variedades de algodão transgênicos.

Trigo - As variedades CD de trigo não estarão nas parcelas demonstrativas. Mas no mini-auditório,anexo ao estande, o visitante pode conferir os resultados obtidos pela pesquisa no Brasil e Paraguai. São apresentadas as principais informações técnicas de 16 variedades de trigo, entre comerciais e lançamentos, com intuito de ressaltar as características mais importantes, que poderão propiciar o uso adequado nos melhores ambientes e contribuir para a obtenção de maiores produtividades de grãos. Nesta cultura, destaca-se a variedade CD 115, indicada para o RS, SC e PR (regiões 7 e 8), em função de ter apresentado alto potencial de rendimento de grãos e por ter se destacado dentro do grupo de cultivares, por possuir outras características de importância, como a boa tolerância as principais doenças das regiões frias, a tolerância a germinação na espiga e por ser trigo brando. E a CD 116, para o PR (regiões 6 e 7), SP, MS, MT, GO e MG, por ser cultivar de trigo melhorador, com tipo de grão similar a CD 104, apresentando como outras características positivas, a boa tolerância a brusone, manchas foliares, ferrugem e a seca.

Palestras - O espaço da Coodetec neste Show inclui um mini-auditório onde são realizadas palestras durante todo o evento sobre os seguintes temas: Variedades de trigo CD, informações sobre o programas de melhoramento; Biotecnologia; Fitopatologia; Manejo e fertilidade de solos e Espaço CIB. (Coodetec)

Conteúdos Relacionados