SESCOOP/SC: Autogestão é tema de cursos em Santa Catarina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), promove nos municípios de Florianópolis, Araranguá e Joaçaba, o curso para conselheiros fiscais das cooperativas. O objetivo é proporcionar aos participantes noções sobre as principais atribuições da autogestão, esclarecendo as responsabilidades pertinentes ao cargo. Em Florianópolis, o evento será no Hotel Porto da Ilha, no período de 9 a 11 de maio; em Araranguá será no Cetrar, de 10 a 12 de maio, e no município de Blumenau, o curso será no Hotel Himmelblau, no período de 16 a 18.

Temas - Serão abordados temas como a construção de valores morais, sociais e culturais; a cooperação na família, na comunidade e na cooperativa; histórico e evolução do cooperativismo; princípios do cooperativismo; legislação cooperativista; gestão e controle; direitos e deveres dos associados; autogestão; estatuto social; aspectos contábeis; demonstrações contábeis; análise de balanço; indicadores de balanço; indicadores para análise de gestão; plano de trabalho; organização de reuniões; lavratura de atas do conselho fiscal e elaboração do parecer do conselho fiscal.

.

 

Obrigatoriedade - A capacitação dos Conselheiros Fiscais é uma obrigatoriedade do Programa de Autogestão, que está previsto na Resolução OCB Nº 005/2002. O coordenador de treinamento, Ramiro Hensel, lembra que as inscrições podem ser feitas através do site www.ocesc.org.br. A taxa de participação é de R$ 100. Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3878 8800. (Assessoria de Imprensa Ocesc/Sescoop-SC)

Conteúdos Relacionados