Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
info
There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:

JOVEMCOOP: Juventude cooperativista está reunida em Londrina

Jovens das principais cooperativas agropecuárias do Paraná estão reunidos em Londrina, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/07), no 20º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista (Jovemcoop). Os mais de 320 participantes, filhos ou familiares de cooperados, estão debatendo os principais assuntos ligados à sucessão familiar na atividade agrícola e ao futuro do cooperativismo. A abertura oficial contou com a presença de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e da Cooperativa Integrada, que pela segunda vez é anfitriã do encontro.

Bem representada - "A atividade agrícola do Paraná está muito bem representada pelas cooperativas e pela Ocepar, mas precisamos contar sempre com o apoio da juventude cooperativista. O Sescoop Paraná é referência nacional e está desenvolvendo um excelente trabalho com os jovens do Estado", disse Maurício Cordeiro Alves, gerente geral do Sescoop Nacional, que veio de Brasília para prestigiar o evento.

.

Sucessão - Para o presidente da Cooperativa Integrada, a preocupação com os jovens é fundamental para o futuro do setor. "Seja na propriedade agrícola ou nas grandes corporações, a sucessão é essencial para assegurar a continuidade de qualquer atividade", destacou. "Vocês serão nosso produtores e cooperados de amanhã. Nossos pais e avós foram desbravadores da agricultura no Paraná. Vocês também têm tudo para deixarem um legado para o futuro", disse Murate aos jovens.

.

Programação - Este ano o Jovemcoop completa 20 anos e está cheio de atrações. São palestras e oficinas com o objetivo de trocar experiências e disseminar os valores do cooperativismo. Para marcar aniversário do evento, foi feito ainda o lançamento de uma nova logomarca para o Jovemcoop. Toda a programação foi definida pelos próprios jovens durante o Encontro da Liderança Cooperativista Jovem (Elicoop Jovem), realizado meses antes. 

.

Ação importante - "O Jovemcoop é uma das ações mais importantes que o cooperativismo vem desenvolvendo ao longo de sua história. Estamos completando duas décadas de atividades e temos muitas histórias para contar e muito conhecimento para transmitir. Esse é um momento de aprendizado e de oportunidades de crescimento. Os jovens precisam aproveitar a oportunidade e dar continuidade para esse grande negócio chamado cooperativa", ressaltou Leonoardo Boesche, gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná.  

.

Conhecimento - A jovem Patrícia Gonzaga Romero, filha de Cooperados da Integrada, representou todos os demais participantes na abertura do evento. Ela lembrou que a enxada e a falta de conhecimento não são mais sinônimos da agricultura. "Agora a produção agrícola é um negócio que precisa ser bem administrado. Somos filhos de produtores, temos orgulho da nossa terra e do nosso trabalho. Nós vemos que precisamos continuar a atividade dos pais. A vocação para isso nós já temos. Agora precisamos de cada vez mais conhecimento", lembra a jovem. (Imprensa Integrada)

{gallery}noticias/2011/Julho/21/2011721141428/{/gallery}

Conteúdos Relacionados