COODETEC: Coodetec realiza treinamento na Cotripal de Panambi/RS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de estreitar laços cooperativistas, uma série de treinamentos está sendo realizada no Rio Grande do Sul, pela equipe técnica da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec. Desde o mês de junho, profissionais agrícolas do estado gaúcho têm recebido informações a respeito dos novos produtos CD e recomendações de plantio. O último evento foi realizado na primeira quinzena de julho, na Associação dos Funcionários da Cotripal, em Panambi, e reuniu cerca de 30 técnicos e engenheiros agrônomos. Durante explanação do representante técnico de vendas da Coodetec, José Luciano Moreira da Silva, os participantes tiveram acesso às novas cultivares de soja (CD 248RR, CD 249RR STS e CD 250RR STS). "Nossas cultivares têm o diferencial de serem desenvolvidas aqui. A pesquisa é nacional e está muito próxima do produtor. Isso garante melhor resistência às doenças e ampla adaptação às diferentes regiões e climas. Estes novos materiais atendem o apelo do produtor por ciclo curto e produtividade elevada"

Carecterísticas - A soja CD 248RR é uma cultivar precoce, de elevado peso e tamanho de grãos, possui resistência ao acamamento e porte baixo de plantas. A cultivar CD 249RR STS, que também possui resistência ao acamamento, é excelente para regiões altas e oferece maior facilidade no manejo das plantas daninhas, por ser STS. A superprecoce CD 250RR STS, possui crescimento indeterminado, com bom engalhamento e vagens de quatro e até cinco grãos.

 

Híbridos - Além das novas variedades de soja, os profissionais da Cotripal também conheceram um pouco mais sobre os híbridos CD, especiais para a produção de silagem. Entre os expostos, estavam o milho CD 308, de menor investimento, CD 384Hx, de médio a alto investimento, e CD 397YG, de alto investimento. "Nossos híbridos e cultivares atendem às diferentes exigências do produtor. Temos sementes competitivas, que agradam pela precocidade, produtividade e custo competitivo", informou Silva. Ainda de acordo com o representante da Coodetec, os híbridos CD oportunizam ao pecuarista silagem de ótima qualidade. "É o melhor conjunto: planta e grãos." (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados