Fortalecimento da triticultura passa pela cooperativa Agrária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A inauguração nesta segunda-feira (05/05) das obras de ampliação do moinho de trigo da Agrária, em Entre Rios – Guarapuava, mostra que a cooperativa não só participa como aposta no crescimento e fortalecimento da triticultura regional e nacional. Com um investimento de R$ 12 milhões (recursos próprios), a Agrária ampliou a capacidade de processamento de seu moinho de 170 ton/dia, para 410 ton/dia. Hoje, 100% da produção dos cooperados é beneficiada no moinho, o terceiro maior do Paraná. A obra, que levou 13 meses para ficar pronta, é uma “conquista importante”, disse Jorge Karl, presidente da cooperativa, explicando que a Agrária preferiu investir no próprio negócio, ao invés de aplicar no mercado financeiro. “É uma forma de garantir a geração de caixa para fazer frente a compromissos futuros”, disse Karl.

Variedade e qualidade – A farinha de trigo da Agrária se diferencia principalmente pelas suas variedades, especificas para atender a demandas dos mercados doméstico e industrial. Atualmente estão disponíveis a Especial Doméstica, Especial Panificação, Bom Prato, Industrial (C1, C2, S2, C6), Especial para Massas e a Mistura Pronta Pão Francês Agramix. Com relação a qualidade, a Agrária utiliza vários métodos de acompanhamento, como a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), garantindo segurança alimentar e rastreabilidade; Boas Práticas de Fabricação (BPF), garantindo a higiene de instalações, máquinas e colaboradores; e o Programa Agrária de Qualidade Total (PAQT), com padronização dos processos produtivos e melhoria do ambiente de trabalho.

Ocepar - O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, que participou da inauguração em Entre Rios, durante seu pronunciamento fez questão de destacar a importância que as cooperativas representam para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. Segundo Koslovski, "hoje as cooperativas são uma importante alavanca para a industrialização dos municípios e para aumentar nosso saldo na balança comercial com as exportações. Os principais resultados desse bom desempenho na geração de emprego e na renda adicional que o Cooperativismo proporciona, refletem diretamente na melhoria do bem-estar social dos cooperados, familiares e colaboradores", lembrou. João Paulo também enalteceu o bom trabalho realizado pela diretoria da Agrária. "A ampliação do moinho da Agrária é a prova maior de que estão no caminho certo", disse.

Conteúdos Relacionados