FIC: Evento marca 10 anos da Felicidade Interna do Cooperativismo no PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Para comemorar uma década de implantação do programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) no Paraná, foi realizado no sábado (18/11), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba, o Fórum da Felicidade Interna do Cooperativismo. O evento contou com a presença de 150 representantes de 30 cooperativas paranaenses e de profissionais do Sistema Ocepar.  

Programa - O programa tem o objetivo de estimular e apoiar as cooperativas na busca constante pelo bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, cooperados e dirigentes. O Sistema Ocepar participou em 2012 e 2013, juntamente com o outros quatro estados da fase de teste da metodologia do FIC. Este programa é baseado no indicador da Felicidade Interna Bruta (FIB), com origem no Butão, em 1972, como complemento ao Produto Interno Bruto (PIB), passando a considerar outros fatores, além dos dados econômicos e financeiros, para aferir o sucesso de uma nação. 

Abertura - A abertura do evento foi realizada pela coordenadora de Cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Lourenço Goulart Festa, que passou a palavra ao superintendente, Leonardo Boesche. Ele lembrou que, quando era gerente de Desenvolvimento Humano, participou, a convite do Sescoop Nacional, da construção do programa com profissionais de outras organizações estaduais. “Acompanhei de perto a implementação do FIC há 10 anos e sei de todas as dificuldades que tivemos no início e que foram sendo superadas com o funcionamento do programa”, frisou. Boesche destacou o excelente número de participantes no evento: “ficamos felizes duplamente pelo interesse de vocês terem aceitado o convite de estar aqui, deixarem suas famílias para passar dois dias falando  e ouvindo sobre felicidade. Isso prova que o tema significa muito para vocês e suas cooperativas”. 

Pluricoop - A Pluricoop, Cooperativa de Gestão e Treinamento, habilitada pelo Sescoop/PR para aplicar o FIC, Felicidade Interna do Cooperativismo nas Cooperativas, também participou do Fórum, através da Vera Regina e Silva, Cristiane Tomiazzi, e Marcia Tomiazzi (Bia). O trabalho é realizado no equilíbrio de nove dimensões na vida dos colaboradores, cooperados e dirigentes em: saúde, bem-estar psicológico, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, padrão de vida, meio ambiente e governança. 

Cases - Durante o Fórum foram apresentados cases de algumas cooperativas que implantaram o programa e dos resultados alcançados nesses 10 anos. Atualmente, 18 cooperativas tem o FIC como ferramenta de gestão. Participaram do painel com cases a supervisora Financeira e de Gestão de Pessoas do Sicoob Meridional, Sheila Mara Kozik e a gerente de Relacionamento e Felicitadora Andreia Zanella Brustolin, da cooperativa Lar, a supervisora Administrativa, Suzana Meurer Ottobelli, e analista de RH, Silvia Regina Grapiglia; da Unimed Curitiba, a gerente de Gestão Pessoas, Gisela Cardozo e analista de Educação Corporativa, Letícia Dib Baby e as convidadas da Pluricoop. No final do Fórum, a analista Técnica de Cooperativismo do Sescoop Paraná, Cristina do Nascimento Moreira, apresentou um resumo da sua dissertação de Mestrado em Gestão de Cooperativa pela PUCPR com o tema: Work-Life Balance: contribuições do programa de Felicidade Interna do Cooperativismo para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

Congresso - O Fórum da Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) aconteceu paralelamente ao Congresso Internacional da Felicidade, maior evento da América Latina sobre o tema que está em sua sexta edição e reuniu, no último final de semana, 2,5 mil pessoas de 400 cidades diferentes do Brasil. O Congresso contou com 35 palestrantes, entre eles Sunita Patani, Sri Prem Baba, Mário Sergio Cortella, Monja Cohen, Daniela Mercury, Jorge Trevisol, Marcelo Jeneci e Maria Paula.  

FOTO: Oruê Brasileiro

Conteúdos Relacionados