DIA DE CAMPO: Emater reúne produtores do Projeto Grãos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Começou ontem (29/01), na Estação Experimental da Fundação ABC em Ponta Grossa (PR), a Semana de Campo promovida pela Emater. O evento segue até 1º de fevereiro e faz parte das  atividades programadas pelo "Projeto Grãos - Projeto Centro Sul de Feijão e Milho" desenvolvido em parceria entre Emater, Syngenta, Iapar e Embrapa e colaboração de entidades e prefeituras municipais.

Público esperado - De acordo com o coordenador da Emater, Marco Antônio Brandão Borges, a expectativa é receber dois mil produtores familiares da região Centro Sul do Paraná. A programação para os quatro dias do evento tratará de questões como: Cultivares de Feijão, Doenças do Feijoeiro, Controle de Plantas Daninhas, Plantio Direto, Plantas de Cobertura, Tecnologia de Aplicação, Segurança e Ações de Meio Ambiente.

Projeto - O Projeto Centro Sul de Feijão e Milho abrange as regiões administrativas do Instituto Emater/Seab de Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Curitiba, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e União da vitória, num total de 67 municípios com aproximadamente 150 mil produtores rurais. Deste total, 78 mil produtores plantam feijão e 123 mil plantam milho, sendo que em sua maioria, ou mais de 80% são agricultores familiares.

Rentabilidade - O objetivo do projeto é melhorar a rentabilidade da agricultura familiar através do aumento da produtividade, redução de perdas e melhoria da eficiência do sistema. Para a safra 2007/2008 a estratégia de ação prevê a implantação de 61 Unidades Demonstrativas de feijão e 55 de milho com área de um hectare cada, enfocando o uso do plantio direto. Outra meta é capacitar 40 técnicos da Emater e profissionalizar 116 produtores colaboradores, responsáveis pelas Unidades Demonstrativas e ainda 2.320 produtores participantes dos Grupos de Resultados nas culturas do feijão e do milho. O desafio é manter os índices já alcançados, ou seja, produtividades superiores a 2.000 kg/ha para a cultura do feijão e 6.000 kg/ha para a cultura do milho.  (Diário dos Campos Gerais)

Conteúdos Relacionados