Copacol:Investindo nas pessoas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao completar 41 anos de fundação, a Copacol faz um balanço positivo também na sua atuação junto ao quadro de colaboradores. A cooperativa passou a investir, principalmente a partir de 1998, com maior intensidade na qualificação de seu quadro funcional, dando oportunidade e incentivando a todos que pretendem crescer tanto como indivíduo e também profissionalmente. Desde 1993 auxilia colaboradores e associados a concluírem o segundo grau e o ensino universitário. No período 93-04 foram concedidas quase cinco mil bolsas de estudos.

No ano de 1998, o Programa Volta às Aulas, realizado em parceria com o Colégio Estadual Santos Dumont foi premiado pelo Ministério da Educação e Cultura. De lá para cá os investimentos foram se intensificando até culminarem este ano, com o MBA de Gestão Cooperativa elaborado pela Copacol em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde, ao final de dois anos, 110 colaboradores divididos em duas turmas, estarão aptos a desenvolverem funções de gerência e atividades de liderança dentro da cooperativa. Somado a isso, durante o ano inteiro cursos específicos (matemática financeira, oratória, motivação, segurança no trabalho, etc) tendo como parceiro o Sescoop são realizados na cooperativa.

Qualidade de vida - Priorizando a qualidade de vida do agricultor em sua propriedade, a cooperativa investe pesado nos programas de profissionalização do produtor rural (PPPR) e Qualidade Total na Avicultura. Ao transferir tecnologia ao agricultor, o programa de profissionalização capacita seu departamento técnico e, ao mesmo tempo, seu quadro social. Além do já tradicional Dia de Campo realizado no final do mês de janeiro, a cooperativa organiza outros eventos que levam ao produtor associado as últimas novidades de híbridos e cultivares que melhor se adaptam ao clima e as particularidades da região. Nesse mesmo ritmo, desde 2000, a cooperativa vem trabalhando com os avicultores em cursos e treinamentos dentro da “filosofia” da Qualidade Total. Esses cursos, que profissionalizam o produtor, levando-o a compreensão de que sua atividade é empresarial, visa à sua qualificação para que sejam alcançados resultados de produtividade, qualidade do produto e satisfação do cooperado.

Conteúdos Relacionados