COPACOL I: Tem início a 30ª SIPAT

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o tema ‘Seja você o protetor da sua vida’ a Copacol deu início, nesta segunda-feira (11/06) e prossegue até a próxima sexta-feira (15/06), a 30ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). A abertura, que contou com a presença do gerente administrativo e financeiro da Copacol, James Fernando de Moraes, do médico coordenador do SESMT, Manoel José de Lourdes Esteves, da enfermeira coordenadora da saúde, Ivete Teresinha Johann Esteves, do engenheiro de segurança do trabalho e coordenador do setor de segurança do trabalho, Jozival Matias do Nascimento, aconteceu no auditório da Copacol, em Cafelândia.

 

Palestras – Ao longo da semana, os colaboradores das unidades da cooperativa participarão de palestras focadas na inclusão social e na saúde do homem, além da apresentação teatral com o tema ‘Segurança com Máquinas’. Haverá ainda sorteio de brindes e uma exposição da Brigada de Emergência Copacol. Durante a SIPAT, o Departamento de Saúde irá realizar palestras educativas com finalidade de detectar precocemente ou eliminar futuras patologias cardiovasculares para ambos os sexos, assim como prevenir e ou diagnosticar precocemente no homem o câncer de próstata.

 

Coleta de sangue - De acordo com a coordenadora do departamento, enfermeira Ivete Teresinha Johann Esteves, também será feita a coleta de sangue para a realização de alguns exames. "Nos dias atuais o câncer de próstata é o câncer que mais mata os homens com idade a partir de 75 anos. A prevenção começa a partir dos 50 ou a partir dos 30 anos com historia de câncer na família com a realização de exames periódicos", comenta ela, frisando que a necessidade do exame PSA para os homens deverá ser rotina como o exame preventivo do câncer de colo de útero nas mulheres. Dentre os exames estão PSA, que vai sinalizar problemas na próstata, triglicerídeos, colesterol e glicemia, que vai sinalizar possíveis agentes nocivos ao sistema cardiovascular.

 

Prevenção - Adotar medidas preventivas com relação a acidentes de trabalho, buscando neutralizar possíveis riscos e uma melhor relação entre o homem e as máquinas, são algumas das ações desenvolvidas pela Copacol. Dentre elas destacam-se as medidas de proteção coletiva, que consistem nos enclausuramentos dos pontos de perigo, adoção de sistema de intertravamento e bloqueio; medidas administrativas ou de organização do trabalho tais como as ordens de serviços de segurança do trabalho, os treinamentos de mudança de função, de integração e de capacitação dos colaboradores com ênfase a identificação dos riscos associados com cada máquina e as proteções específicas contra cada risco, com o funcionamento e o motivo do uso das as proteções. (Imprensa Copacol)

{gallery}noticias/2012/junho/12/copacol_I/{/gallery}

Conteúdos Relacionados