COOPERATIVISMO: Presidente da ACI Américas prestigia fundação da Casa Cooperativa, no RS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nesta sexta-feira (15/07), um momento histórico marcará a capital brasileira do cooperativismo. Diversas lideranças cooperativas, entre elas Ramon Imperial Zuñiga, presidente da Aliança Cooperativa Internacional das Américas, participam da fundação da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis (RS). A entidade, que já vinha realizando diversas ações desde março do ano passado, terá sua assembleia de fundação a partir das 16h.

Palestra - Às 19h, a diretoria - liderada pelo presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, e pelo presidente da cooperativa Piá, Gilberto Kny -, e os conselhos fiscal e executivo serão empossados. Em seguida, Ramon Imperial Zuñiga ministrará a palestra "Cooperativismo nas Américas", no auditório do Centro de Eventos. A solenidade também contará com a presença de uma comitiva de 70 argentinos da cidade-irmã de Nova Petrópolis, Sunchales, uma das principais incentivadoras deste momento.

Apresentação - Durante a tarde, após a assembleia, haverá um momento especial de apresentação da Cooperativa Escolar Cooebompa, do colégio Bom Pastor, um dos maiores legados apoiados pela Casa Cooperativa. Com esta iniciativa, a entidade acabou incentivando também outros municípios a criarem cooperativas escolares dentro dos colégios, estimulando os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de produto, produção e venda. Os aprendizados dentro de uma cooperativa escolar formam muito mais do que futuros líderes de comunidade, formam cidadãos solidários.

 

Objetivos - Os principais objetivos da Casa Cooperativa são promover a educação e a cultura do cooperativismo; incentivar a criação e desenvolvimento de cooperativas e associações, através da articulação de redes de cooperação e também estimular o desenvolvimento de lideranças. Esta é a primeira Casa Cooperativa do Brasil. As entidades fundadoras da Casa Cooperativa são: Associação Amstad, Acinp, Ahica, Construcia, Combosul, Piá, Sicredi Pioneira RS, Escola Bom Pastor, Facenp e Prefeitura de Nova Petrópolis.

 

Ganho - Para Márcio Port, presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, todos ganham com a oficialização da entidade. "Teremos mais força política, pois saberemos quem são os representantes, e técnica, pois definiremos orçamento e planejamento. Tudo conspira para a aceleração da realização de ações na comunidade", diz. (Imprensa Sicredi Pioneira RS)

Conteúdos Relacionados