COODETEC: Encontros de Inverno apresentam novas cultivares de trigo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Responsável pelo desenvolvimento de cultivares que ocupam mais de 60% da área cultivada com trigo atualmente no Paraná, a Coodetec -Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola- é um dos destaques do 2º Encontro Técnico de Inverno, que acontece dia 31 de agosto e primeiro de setembro, no CTC da Coopavel, em Cascavel. Em amplo espaço, a Coodetec apresenta aos visitantes, mais de uma dezena de variedades já conhecidas do produtor e inovações deste ano, como a CD 115, que apresenta alto potencial de rendimento de grãos, boa tolerância às principais doenças das regiões frias e tolerância à germinação na espiga. Outra novidade é o CD 116, lançamento para 2007, que tem como destaque o alto potencial de rendimento de grãos, excelente qualidade industrial (classificado como trigo melhorador). A variedade também possui tolerância muito boa às doenças, de maneira geral, com ênfase para a tolerância a Ferrugem da folha e brusone.

Pesquisa - No encontro, a Coodetec também apresenta resultados recentes de pesquisa, especialmente, em termos de densidades de semeadura para regiões quentes e frias, com enfoque especial na resposta à adubação e a indicação de cultivares, conforme o tipo e manejo do solo para obtenção de maiores respostas em rendimento de grãos. Estas informações, associadas às características de cada cultivar, são de grande importância para o planejamento do agricultor. Outro ponto que a Coodetec mostra no Encontro trata das doenças do trigo e fatores associados como cultivares resistentes/tolerantes, utilização de sementes sadias e de procedência, tratamento de sementes com fungicidas, rotação de cultura, fungicidas na parte aérea e escalonamento da semeadura. O Programa de Desenvolvimento de Trigo da Coodetec é liderado pelos pesquisadores Francisco de Assis Franco, Volmir Sergio Marchioro, Edson Feliciano de Oliveira e Tatiane Dalla Nora.

A Coodetec - Empresa com base tecnológica voltada à agricultura, 100% nacional e de propriedade exclusiva das cooperativas, a Coodetec – Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - incorpora 31 anos dedicados à pesquisa e desenvolvimento de novas variedades de soja, milho, trigo e algodão. Entre os parceiros da Coodetec destacam-se a Embrapa, o Cirad (Centro Internacional de Pesquisa de Algodão, com sede na França) e o Cimmyt, do México, além de diversas Universidades e empresas nacionais e internacionais de tecnologia . Sua estrutura cobre a região agrícola do País e inclui centros de pesquisa em Cascavel e  Palotina (PR),  Primavera do Leste (MT), Rio Verde (GO)  e Paracatu (MG) . (Assessoria de Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados