SAFRA 2006/07: Cocamar alerta produtor: economizar onde não deve pode sair caro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Descapitalizada em função da crise que afeta a agricultura desde 2004, parcela significativa de agricultores deverá reduzir o uso de sementes de qualidade e também a quantidade de adubos em sua lavoura na safra de verão 2006/07, a exemplo do que ocorreu na safra de inverno deste ano. Além da falta de recursos para investir, eles estão desanimados e temem que em 2007 permaneça a situação de preços baixos para produtos como soja e milho, que em 2006 não cobriram sequer os custos de produção. Economizar em itens como sementes e adubos não é recomendável, alerta o engenheiro agrônomo José Roberto Gomes, gerente técnico da Cocamar: isto vai causar uma substancial redução da produtividade das lavouras. Ainda fazendo o planejamento de sua lavoura, o agricultor tem tempo para pensar bem e fazer a melhor escolha. “O momento requer decisões corretas. É na época de crise e de baixos preços que ele precisa, justamente, procurar produzir mais”, ressalta o gerente técnico. Abaixo, ele destaca algumas recomendações e aspectos em relação aos quais os produtores devem ficar atentos para obter bons resultados.

RECOMENDAÇÕES AOS PRODUTORES
 
PLANEJAMENTO
- Procure planejar a safra junto com um técnico ou engenheiro agrônomo de sua confiança, que acompanha e conhece as condições de clima e solo da propriedade e pode recomendar as variedades que melhor se adaptam a elas, a melhor época de plantio, adubação e a tecnologia que deve ser usada no manejo do solo e de plantas daninhas.
 
OPORTUNIDADES - A Cocamar tem realizado promoções, oferecendo condições especiais para a venda de sementes, fertilizantes e outros produtos. Fique atento para aproveitar essas oportunidades, fazendo sua compra antecipada.
 
TRANSGÊNICAS - As variedades de soja RR podem ser uma boa opção para as áreas com forte infestação de plantas daninhas.
 
ÉPOCA IDEAL - Observe a melhor época de plantio, não antecipando nem retardando demais. Historicamente, as melhores produtividades são obtidas nos plantios entre o dia 20 de outubro e 15 de novembro. Lembre-se, também, que cada variedade tem sua época correta de plantio.
 
PARCELAMENTO - Em áreas maiores é sempre interessante parcelar o plantio utilizando variedades e épocas diferentes, para tentar amenizar possíveis problemas climáticos.
 
ADUBAÇÃO - A soja responde muito bem a uma boa adubação, especialmente de fósforo e potássio. Já o nitrogênio pode até ser substituído por uma boa nodulação das raízes com inoculantes. Em todo caso, a análise de solo é fundamental e deve ser providenciada neste período. Os produtores que já reduziram a fertilização do solo no milho safrinha devem atentar ainda mais para a adubação da soja.
 
LIMPEZA - Faça um bom controle de plantas daninhas, pragas e doenças monitorando a lavoura e fazendo as aplicações dos defensivos na hora certa.
 
PLANTAS SADIAS - Lavouras com boa fertilidade e bom controle de pragas, doenças e plantas daninhas têm maior possibilidade de suportar por mais tempo as adversidades do clima.
 
CONTROLE DE DOENÇAS - As doenças fúngicas (ferrugem e doenças de final de ciclo) merecem atenção. Monitore a lavoura e faça o controle conforme a orientação dos órgãos de pesquisa, discutindo sempre com seu técnico ou engenheiro agrônomo qual a melhor época para aplicar.
 
CUIDADO COM A FERRUGEM - A ferrugem já se encontra na região e sua presença só não foi melhor detectada em alguns municípios porque as perdas e estragos com a estiagem foram muito maiores. Se houver condições favoráveis e não for feito um controle efetivo, as perdas podem ser elevadas.
 
ROTAÇÃO DE CULTURAS (I) - Sempre vale lembrar a importância da rotação de culturas em pelo menos uma parte da propriedade. Nos anos com adversidades climáticas é que os produtores que adotam a tecnologia notam a diferença em produtividade.
 
ROTAÇÃO DE CULTURAS (II) - O inverno é o período ideal para iniciar um bom programa de rotação, optando por culturas que reciclem nutrientes no solo: aveia, nabo, ervilha, canola e girassol, sozinhas ou consorciadas. O programa de rotação deve ser elaborado junto com seu técnico. Em meados de agosto é possível ainda plantar milheto como cobertura do solo, se houver condições climáticas para isso.
 
MANEJO - A Cocamar selecionou algumas propriedades em toda a área de ação, para recomendar um manejo mais adequado das culturas e usar a área nas Assistências Técnicas Coletivas. O objetivo é mostrar que com pequenas mudanças é possível melhorar a produtividade.
 
VENDER BEM – Por fim, tão importante quanto produzir bem é comercializar bem, aproveitando os melhores momentos para parcelar as vendas e obter um preço médio satisfatório. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados