COODETEC: Chuva cancela segundo dia do Encontro Tecnológico 2011

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Devido as fortes chuvas registradas na região, foi cancelado o segundo dia do “Encontro Tecnológico 2011, Coodetec e Bayer: construindo produtividade”. O evento foi realizado apenas nesta quinta-feira (18/08). A visitação às parcelas de trigo do Campo Experimental da Coodetec em Palotina, não foi possível. O público assistiu às palestras e participou das discussões em área coberta.

Público - O Encontro Tecnológico 2011 reuniu pesquisadores, agricultores, técnicos e profissionais agrícolas. Abrindo o evento, o supervisor industrial do moinho da Cotriguaçu, Vilmar Valdecir Finkler, falou sobre Qualidade Industrial de Trigo e Farinhas. Durante a explanação, Finkler detalhou os tipos de grãos, processo de moagem e controle de qualidade. “O produtor precisa estar atento ao processo que envolve a industrialização do trigo. Para garantir uma farinha de qualidade, vários fatores são avaliados e, por isso, é tão importante escolher o tipo de trigo”, argumentou. 

Cultivares CD - Logo após palestra do supervisor da Cotriguaçu, o gerente de pesquisa de Trigo da Coodetec, Francisco de Assis Franco, destacou as cultivares de trigo CD, com características que atendem as demandas de mercado.  Entre as cultivares CD, expostas por Franco, estão a CD 150, CD 151 e CD 154, todas de alto potencial produtivo. “As três variedades possuem características de trigo melhorador. O trigo CD 150 possui porte baixo, precocidade, boa tolerância a brusone e a ferrugem da folha. O CD 151 é de ampla adaptação, boa sanidade e, além disso, possui tolerância ao calor, à seca e a brusone.” De acordo com Franco, assim como a cultivar CD 150, o trigo CD 154 é filho do trigo melhorador mais plantado no Brasil e no Paraguai. “A cultivar CD 154 possui bom tipo agronômico e altíssimo potencial produtivo.” 

Lançamentos - O pesquisador da Coodetec, Volmir Marchioro, deu destaque as cultivares de trigo que ainda serão lançadas pela cooperativa. “Os trigos CD 122, CD 123 e CD 124 atendem as necessidades de quem busca trigo de qualidade para panificação. A cultivar CD 122, entre outras características, é moderadamente resistente ao acamamento, a germinação, ferrugem, oídio e brusone. A cultivar CD 123 é filha da CD 108 e garante uma farinha branqueadora. Já, o CD 124, possui boa tolerância a giberela, a germinação, acamamento e apresenta boa sanidade.”

Bons resultados - Para o produtor de trigo de Guaíra, Celso Berté, eventos como o realizado em Palotina, pela Coodetec, em parceria com a Bayer CropScience, são o melhor ambiente para que o agricultor garanta bons resultados. “É a primeira vez que participo de um encontro promovido pela Coodetec e achei muito bom. Mesmo com chuva, conseguimos receber importantes informações, dados que garantem o bom andamento do trigo no campo. Acredito que essa cultura ainda vai melhorar e, por isso, procuro esse tipo de atualização, para garantir meu rendimento. Planejamento é necessário.”

Controle químico e manejo de doenças - Dando sequência ao evento, a fitopatologista da Coodetec, Tatiane Dalla Nora, falou sobre Manejo de Doenças. Segundo ela, o manejo integrado é muito importante para garantir bons resultados na lavoura. “O produtor precisa, antes de tudo, estar preparado. O sucesso da lavoura começa no planejamento. Além de escolher as cultivares, é necessário cuidar da plantação, para garantir que o trigo chegue ao espigamento, com boa sanidade”, afirmou. 

Programa Mais Trigo - Os participantes do Encontro Tecnológico 2011 puderam acompanhar também a explanação do agrônomo de Desenvolvimento da Bayer CropScience, Andre Angonese, que detalhou o Programa Muito Mais Trigo. Angonese falou sobre os produtos, oferecidos pela Bayer CropScience, voltados ao controle de plantas daninhas, doenças e pragas das lavouras. (Imprensa Coodetec)

{gallery}noticias/2011/Agosto/19/201181915418/{/gallery}

Conteúdos Relacionados